Logo CNA

Outubro: mês dedicado à prevenção da saúde feminina
03 21 0 87421400 1515060851

Sistema FAESC/SENAR-SC promove Programa Especial Saúde da Mulher Rural em cinco municípios

4 de outubro 2017
Por Senar

Outubro é tradicionalmente conhecido como o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Diante disso, com o objetivo de orientar e conscientizar as produtoras rurais sobre a importância do autocuidado e da prevenção e diagnóstico precoce das doenças femininas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promove o Programa Especial Saúde da Mulher Rural em cinco municípios.

No dia 04 (quarta-feira) o evento ocorre em Paulo Lopes. Na sexta-feira (06) em Capão Alto. O município de São Bonifácio receberá o programa no dia 26 (quinta-feira), no dia 27 (sexta-feira) será em Campo Belo e no dia 28 (sábado) em São Bernardino. “Em cada município esperamos receber uma média de 150 mulheres atendendo cerca de 750 nos cinco eventos”, destaca a coordenadora estadual do programa, Estela Macedo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A estimativa de novos casos em 2016 foi de 57.960 no País. “Queremos minimizar as chances dessa e de outras doenças femininas acometerem as mulheres rurais, priorizando sempre pela saúde e a qualidade de vida”, observa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo reforça a importância da mulher no meio rural e o seu papel de destaque na gestão das propriedades. “Elas são fundamentais para a o sucesso no campo, atuam com protagonismo e são grandes empreendedoras. Merecem nosso respeito e reconhecimento, por isso priorizamos ações de prevenção à saúde”.

As produtoras rurais terão palestras de conscientização sobre o câncer de mama, de pele, colo do útero e demais doenças relacionadas. Também poderão fazer o exame Papanicolau.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas