Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC reúne produtores em evento do Programa Saúde do Homem Rural no Meio-Oeste
CNA IMAGEM PRINCIPAL

A iniciativa contou com apoio do Sindicato Rural de Catanduvas, Prefeitura de Vargem Bonita e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina)

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A falta de atenção com a saúde, aliada a fatores genéticos e hábitos nada saudáveis podem favorecer o aparecimento de uma série de doenças que afetam os homens. Para oportunizar maior conhecimento e acesso à serviços de saúde aos produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), promoveu o evento do Programa Saúde do Homem Rural em Vargem Bonita. A iniciativa contou com apoio do Sindicato Rural de Catanduvas, Prefeitura de Vargem Bonita e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

Cerca de 200 participantes acompanharam as palestras dos médicos urologistas Dr. Domingos Savio Bertoldi e Dr. Francisco Alves Loraschi, realizaram exames como PSA e Colinesterase, receberam consultas médicas e participaram de momentos de ginástica laboral. A adesão dos produtores do município foi destacada pelo o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, que agradeceu a grande participação e colaboração. “O Programa realiza ações muito importantes para o publico rural e é gratificante ver tantos homens reunidos em prol do autocuidado, do incentivo e da prevenção”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Catanduvas, Diomar Begnini, a prefeita Rosamarcia Hetkowski Roman, o vice-prefeito Rogério Barp e a secretária de saúde Jaqueline Spader, também acompanharam o evento e ressaltaram a necessidade de fomentar ações como as promovidas pelo Senar/SC.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

“Temos orgulho por sermos pioneiros no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com sucesso em todo o País”, salientou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforçando a alegria de saber que a iniciativa contribuí para promover o bem-estar da população do campo. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

A importância da promoção do Programa também foi destacada pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ao mencionar que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde. “Promovemos esses eventos para proporcionar e melhorar o acesso do público do campo às consultas médicas, aos exames preventivos e à orientações fundamentais para a garantia da qualidade de vida”.

Matérias Relacionadas