Logo CNA

Maranhão

Faema, Senar e governo do estado vão levar capacitação e saúde preventiva para mulheres rurais em dez municípios
Foto 01 Parceria SEMU

Parceria firmada com a Secretaria de Estado da Mulher inclui participação do Sistema Faema/Senar na Caravana Mulher Empreendedora e vai levar o Ônibus Delas para as ações do Programa Saúde da Mulher Rural

11 de março 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Sistema Faema/Senar

No Dia Internacional da Mulher (08/03), o governo do estado se uniu a diversas instituições públicas e privadas para anunciar um pacote de ações, programas e projetos com políticas afirmativas para mulheres em todo o estado. O lançamento das ações e programas aconteceu em evento no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) esteve representada pelo presidente, Raimundo Coelho, e a presidente do Sindicato Rural de Barra do Corda (Sinprobarra), Reysanne Abreu, que também integra a diretoria da instituição.

Pela parceria, a Faema e o Senar fazem parte das instituições que levarão capacitações e serviços para a programação da Caravana Mulher Empreendedora, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), que percorrerá dez municípios maranhenses no período de março a novembro de 2024. A ação visa levar capacitação técnica e empreendedora para promover a autonomia financeira de mulheres do campo e da cidade.

A programação inicia no dia 22 de março, em Açailândia. Por lá serão oferecidos palestras, cursos, oficinas, orientações em crédito e serviços de saúde, por meio do atendimento móvel em odontologia do Sesi. A programação será realizada a partir das 8h no Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman – Bandeirantes (Rua Marly Sarney, s/n, Centro.

Depois, está programada a passagem da caravana pelos municípios de Colinas (16/04), Pinheiro (07/05), Timon (21/05), Santa Rita (04/06), Barreirinhas (18/06), Barra do Corda (09/07), Grajaú (20/08), Presidente Dutra (17/09) e Coelho Neto (19/11).

“Para a caravana vamos levar palestras para despertar o empreendedorismo nas mulheres que moram ou trabalham na zona rural dos municípios maranhenses, e vamos oportunizar que possam ser inseridas em um programa exclusivo e gratuito de empreendedorismo feminino rural, que é o ‘Mulheres em Campo’”, antecipa o presidente Raimundo Coelho.

Saúde Rural – Além da caravana, que deve mobilizar dezenas de secretarias estaduais, instituições do Sistema S e outras públicas e privadas, Semu e Faema/Senar firmaram uma parceria exclusiva que visa a promoção da saúde preventiva das mulheres residentes ou trabalhadoras de povoados rurais do estado.

Foto 02 Parceria SEMU

A secretária da Semu, Abigail Cunha, anunciou que a caravana Mulher Empreendedora percorrerá 10 municípios maranhenses e o presidente Raimundo Coelho confirmou a participação do Sistema Faema/Senar em todas as edições.

“Acreditamos que a soma de forças é o caminho para alcançarmos nossos objetivos e garantir um Maranhão mais próspero para as nossas mulheres. Esta parceria é de fundamental importância para levarmos ações de saúde e outras para as mulheres do campo por meio do Programa Ônibus Delas. São muitas as demandas no campo e as singularidades dos diferentes grupos sociais que vivem na zona rural. Por isso a importância da parceria e o trabalho em rede”, diz Abigail Cunha.

O Ônibus Delas, uma iniciativa da Semu, levará serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência para mulheres do campo, floresta e águas, seguindo o Plano Estadual de Políticas para as mulheres do Maranhão. A ação será reforçada pela execução do Programa Saúde da Mulher Rural, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que realiza exames preventivos do colon de útero, leva palestras de conscientização sobre os cânceres de mama e colo uterino, distribui kits de higiene e cuidados pessoais, e oferece serviços de embelezamento gratuitos.

A programação do Programa Saúde da Mulher Rural em conjunto com o Ônibus Delas está sendo articulada com prefeituras municipais e brevemente será anunciada pelas duas instituições.

Matérias Relacionadas