Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde do Homem Rural reúne produtores em Major Vieira
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Cerca de 30 voluntários atuaram na promoção do evento que contou com palestras de especialistas, realização de exames, consultas e serviços médicos, momentos de lazer com ginástica laboral e circuito de saúde

18 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com foco na conscientização, prevenção e autocuidado, o município de Major Vieira reuniu mais de 160 produtores e trabalhadores rurais em mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Major Vieira, Prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

Cerca de 30 voluntários atuaram na promoção do evento que contou com palestras de especialistas, realização de exames, consultas e serviços médicos, momentos de lazer com ginástica laboral e circuito de saúde. A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, avalia de forma positiva o evento e a participação dos produtores. “Tivemos uma ampla programação com médicos e psicólogos que apresentaram importantes palestras sobre prevenção, diagnóstico precoce de enfermidades e sobre a importância do cuidado à saúde do homem”.

Além das palestras voltadas às doenças masculinas como o câncer de próstata, o evento também debateu saúde mental, saúde pós-Covid e desafios da aposentadoria rural. Os médicos especialistas Dr. Juliano Brasil, Dr. Cezar Duarte Nascimento Junior e Dr. Rafael Dambrovski conduziram os momentos de troca de conhecimento.

A técnica do Senar/SC, responsável pelo Programa Saúde do Homem Rural, Gisele Knabben, frisou que as ações vêm sendo essenciais para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Os relatos do público atendido nos mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida da população do campo tem apresentado resultados positivos”.

O presidente do Sindicato Rural de Major Vieira e 2º vice-presidente executivo da Faesc, João Francisco de Mattos, destacou que iniciativa superou as expectativas, tanto pelo sucesso das ações desenvolvidas, quanto pelo número expressivo de participantes. “Foi um evento bonito e muito bem organizado. O programa foi importante para que os homens pudessem parar suas atividades por um dia e cuidar da saúde. Certamente, isso terá resultados positivos na saúde de cada um deles”, comentou.

Demonstrando o apoio ao evento, diversas autoridades do município participaram das atividades. Entre elas, o prefeito Sidnei Schroeder, o secretário da saúde Nilson José de Souza e a secretária de planejamento e desenvolvimento econômico Otacília Matulaites Wingeter.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, o Programa é motivo de orgulho e demonstra o compromisso da entidade em promover a qualidade de vida da população do campo. “Sabemos que o câncer é considerado uma das mais graves doenças e preocupa pela alta incidência no País, por isso incentivamos tanto esse programa que contribui para facilitar o acesso dos homens a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas, promovendo melhor qualidade de vida”, ressaltou Pedrozo.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitadas. “As ações são muito bem-recebidas pelo público e o impacto vem sendo extremamente positivo. Sabemos que, mesmo com o empenho dos Poderes Públicos, as condições de acesso aos serviços de saúde são mais limitadas no meio rural e, por isso, concentramos esforços e buscamos parcerias para concretizar as ações voltadas à saúde da melhor maneira possível”.

Matérias Relacionadas