Logo CNA

FAESC capacita Sindicatos Rurais para emissão de DAP
06 0 175846002015150594911

8 de julho 2016
Por CNA

Chapecó / Santa Catarina (08/07/2016) - A produtividade dos produtores rurais de Santa Catarina é facilitada por meio do acesso ao crédito. Um desses exemplos é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares. O programa oferece as taxas mais baixas de juros dos financiamentos rurais.

Para acessá-lo, o empreendedor rural necessita da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) o qual identifica os produtores. Diante disso, com o objetivo de capacitar presidentes e colaboradores dos Sindicatos Rurais de 26 municípios do Estado, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, promoveu, nessa semana, capacitação sobre o preenchimento da DAP, no auditório do Mogano Premium Hotel, em Chapecó.

“É uma prestação de serviço importante, pois a DAP é um instrumento que identifica os agricultores familiares e na região há grande presença da agricultura familiar que pode ser expandida e fortalecida”, observou o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

Os participantes serão multiplicadores do conhecimento e atenderão os produtores rurais nos Sindicatos com a emissão da DAP, analisando suas condições de enquadramento no programa. De acordo com o assessor técnico da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, Jonas Jochims, o diferencial do Pronaf em relação a outros programas são as taxas de juros, mais baixas e exclusivas, para os agricultores familiares no momento de adquirir o financiamento junto às instituições financeiras. “Os créditos têm encargos financeiros diferenciados para as operações de custeio e investimento”.

O assessor técnico da CNA, Jonas Jochims, ministrou o treinamento

A DAP tem validade de até três anos. Para o produtor que precisa do financiamento é necessário anexar a DAP ao projeto técnico, apresentando-o ao agente financeiro. “A grande vantagem da DAP aos produtores rurais é o acesso a diversas políticas públicas a exemplo do Pronaf, Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, entre outros. “Todos esses programas são direcionados para a agricultura familiar, ou seja, somente ao produtor rural que tenha a DAP em mãos”, explicou.

Participaram do evento integrantes de 26 Sindicatos Rurais dos municípios de: Abelardo Luz, Água Doce, Caçador, Campo Êre, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipumirim, Irani, Itapiranga, Lebon Régis, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, Rio das Antas, São Domingos, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Seara, Tangará, Xanxerê, Xaxim e Irineópolis.



Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC
http://www.faesc.com.br/

Matérias Relacionadas