Logo CNA

Minas Gerais

Sindicato de Uberaba inova em campanha para mostrar origem dos alimentos
Destaque CNA

"Projeto Saracura" faz sucesso ao mostrar a cadeia produtiva por trás dos produtos no supermercado

31 de janeiro 2024

Por: Janaina Rochido - Ascom Sistema Faemg Senar

Fonte: Sistema Faemg Senar

“A saracura é uma ave típica da nossa região. Por ter um canto alto e muito característico, que anuncia sua presença para todos, ela não passa despercebida”. É assim que o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata, responde às várias pessoas que perguntam sobre o Projeto Saracura, iniciativa da casa que está dando o que falar e já é um sucesso. Trata-se de uma campanha que mostra que o alimento não nasceu na prateleira do supermercado, mas sim das mãos de um produtor rural.

Um QR Code direciona a pessoa para mais informações a respeito da produção Um QR Code direciona a pessoa para mais informações a respeito da produção

Realizada em parceria com o Centro de Informações do Turismo Rural de Uberaba (Citur) e o Supermercado LS Guarato, o objetivo é mostrar que, por trás de cada produto, está o trabalho de um produtor rural. Para isso, foram produzidos vídeos explicativos e placas com dizeres como “Esse café não nasceu aqui!”, que são colocadas nas gôndolas do supermercado. Um QR Code direciona a pessoa para mais informações a respeito da produção.

“Nosso objetivo é trazer a valorização do produtor e mostrar para a população que o produto na sua mesa é fruto do suor do homem do campo. Trazemos 21 produtos e as pessoas terão oportunidade de conhecer todo o processo produtivo. Vão poder ver que é algo da família do produtor para a família do cidadão mineiro, brasileiro e do mundo”, reforça Marco Túlio.

A repercussão foi quase imediata: imprensa e outros sindicatos até de fora de Minas Gerais têm feito contato querendo mais detalhes do projeto para replicar a ideia. “Estamos muito felizes e honrados em ceder todas as informações para quem quiser conhecer nosso trabalho e replicar a iniciativa”, disse.

Relevância

Parceiro do projeto, o Supermercado LS Guarato, primeiro a receber as ações, tem o produtor rural como personagem “100% importante” de sua atividade. “Sem ele, não teríamos todos esses produtos para oferecer ao nosso cliente. Essa parceria mostra para o consumidor final a importância da atividade rural para o país”, afirma Cristiano Luís dos Santos, representante do supermercado.

Para Platão Puhler, diretor do SPR de Uberaba, “o supermercado é o templo do produtor rural, onde o trabalho dele acaba se encontrando e aparecendo”. Platão ainda acrescenta a importância do trabalho para a economia e protagonismo do país em escala mundial: “Hoje, 75% do que é comercializado no mundo é produzido no Brasil e, em breve, vamos ultrapassar a produção norte-americana em algodão e milho”, analisa.

Todos os vídeos da campanha podem ser encontrados nas redes sociais do Sindicato Todos os vídeos da campanha podem ser encontrados nas redes sociais do Sindicato

Apoio do Sistema

Na última semana, o vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, fez questão de prestigiar a iniciativa. “O projeto é uma oportunidade para pessoas leigas no assunto conhecerem como [nós, produtores] vivemos, plantamos e colhemos no campo e como levamos a comida para a mesa das pessoas”, reforça.

Ebinho ainda ressalta que o Sistema Faemg Senar dá todo o apoio para essa iniciativa e incentiva os sindicatos mineiros a replicarem a ideia: “Se queremos comida barata e de boa qualidade na mesa, primeiro precisamos conhecer como nosso alimento é produzido”.

Conheça o Projeto Saracura e veja todos os vídeos disponíveis no perfil do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba nas redes sociais: https://www.instagram.com/sindicatoruraldeuberaba_sru/

Matérias Relacionadas