28/04/2017

Expozebu 2017 deve movimentar R$ 150 milhões em Uberaba

Por: Emater / MG

Maior exposição de gado zebuíno do mundo, a 83ª Expozebu será realizada de 29 de abril a 7 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A abertura oficial será às 10h deste sábado, com as presenças já confirmadas do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão e de vários deputados estaduais e federais, prefeitos da região e lideranças do setor.

A Empresa de Assistência Técncia e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é uma das parceiras oficiais do evento. Estarão presentes o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, os diretores João D'Angelis e Felipe Lombardi, além de gerentes e técnicos. A Emater-MG fará atendimento aos produtores, no Plantão Técnico que estará montado no estande do Governo de Minas Gerais, conjuntamente com as equipes do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA) e  da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Durante a cerimônia de abertura da Expozebu 2017, será realizada a assinatura da renovação da parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Governo de Minas Gerais, referente ao Pró-Genética, o programa de melhoramento genético do rebanho. Está previsto também o lançamento do aplicativo do Pró-Genética para smartphones e tablets. Isto irá facilitar o acesso dos produtores interessados nos animais disponíveis no cadastro, para melhoramento de seus rebanhos. E outra parceria será firmada entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a ABCZ e o Banco do Brasil para o fortalecimento e divulgação do crédito rural.

Operação Carne Fraca

Aproveitando a presença de representantes de dezenas de países estrangeiros, o Parque de Exposições Fernando Costa deve se transformar num grande palco de debates sobre o setor agropecuário nacional, com ênfase na divulgação da força da carne brasileira. A intenção é contrapor, com debates e anúncios de iniciativas para o setor, o impacto negativo que a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, causou na pecuária nacional. Neste ano, são esperados na Expozebu visitantes de 30 países. Estão previstas Rodadas de Negócios entre os criadores estrangeiros e as empresas credenciadas.

O gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Gustavo Laterza, ressalta a disposição dos pecuaristas de melhorar a imagem do setor: "Há um entendimento de mostrar o valor imprescindível da carne para a balança comercial brasileira e a importância como um alimento nobre para a população brasileira e mundial. E, principalmente, mostrar que a carne brasileira é sadia e  forte", afirma. "Houve problemas com alguns frigoríficos, mas foram pontuais. E quem errou tem que ser punido. E nós esperamos que o impacto negativo sobre todo o setor seja revertido, a médio prazo", analisa o gerente da Emater-MG.
 
Expectativa de negócios

Mais de 1,8 mil animais já entraram no Parque de Exposições em Uberaba, cerca de 20% a mais do que em 2016. Na agenda de negócios da ExpoZebu 2017, está prevista a realização de 23 leilões (inclusive um de cavalos e jumentos), além de três shoppings de gado. Foram confirmados 100 expositores, na área comercial, com oferta de máquinas e equipamentos, veículos, insumos, vestuário, entre outros produtos. A expectativa é movimentar, no total, R$150 milhões em negócios, nos sete dias de feira.

A programação completa da ExpoZebu 2017 está disponível no site: www.euvouevoce.com.br .

Áreas de atuação

Pecuária de Corte

Veja também