EUA iniciam plantio da soja e aceleram o de milho
Por: Revista Globo Rural
O plantio da safra de soja dos Estados Unidos começou mais acelerado que o da temporada passada. Na última semana, os agricultores do país semearam 6% da área prevista para a cultura, que vive o ciclo 2017/2018. Nessa mesma época no ano passado, a proporção era de 3%, divulgou, nesta segunda-feira (24/4), o Departamento de Agricultura do país (USDA).
A pesquisa se baseia em 18 estados produtores. Em 12 deles, o trabalho de campo começou. O mais avançado é o Mississippi, com 60% de área plantada. Em seguida, aparece a Louisiana, com 59%. Arkansas está em terceiro na lista, com 39% semeados.
Milho
Já os trabalhos de plantio do milho tiveram um avanço significativo na última semana. Conforme o USDA, a semeadura chegou a 17% da área reservada para a cultura. Na semana anterior, a proporção era de apenas 6%.
Todos os 18 Estados pesquisados pelos técnicos do governo norte-americano estão com plantio em andamento. O Texas lidera, com 68% de área plantada. Depois aparecem a Carolina do Norte, com 63%, o Missouri, com 46%.
Apesar do avanço semanal, a semeadura da safra nova do cereal está atrasada em relação ao mesmo período no ano passado, quando tinha sido plantados 28% da área. A média das últimas cinco safras é de 18% nesta época.