Logo CNA

Entidades cooperadas se reúnem com SENAR em Montes Claros
V encontro entidades cooperadas 2016web 0 461101002015150612151

Foram identificas as demandas de cada entidade cooperada nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social para 2017

17 de março 2016
Por Senar

Vinte e oito presidentes de sindicatos, associações e cooperativas rurais e mobilizadores das instituições participaram em Montes Claros do V Encontro das Entidades Cooperadas do SENAR Minas nesta semana. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Bonjuá e teve o intuito de montar o planejamento de trabalho para o ano de 2017, identificando as demandas e necessidades de cada entidade cooperada nas áreas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

A abertura do Encontro foi feita pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG), Antônio do Carmo Neves, que falou da importância do comprometimento dos mobilizadores e presidentes das entidades parceiras na preparação e realização dos eventos, que devem atender a comunidade em suas reais necessidades tanto na formação, capacitação, treinamentos e promoção social, preocupando sempre com a qualidade dos serviços oferecidos.

Mirian Rocha, assessora pedagógica, mostrou a importância da mobilização como ponto de partida para a realização e sucesso dos eventos, determinando as responsabilidades do presidente da entidade cooperada, que deve estar junto com o mobilizador em todos os momentos - desde o planejamento até depois da realização da atividade.

Para Celso Furtado, assessor de Planejamento do Senar que tem a função de auxiliar as entidades cooperadas na montagem da planilha de indicações de eventos, o mais importante a observar, neste momento, é que as ações devem estar alinhadas ao agronegócio.

“Os eventos devem ser planejados para atender as reais necessidades de qualificação de mão de obra dos trabalhadores, produtores e promover socialmente suas famílias, com o objetivo de melhorar a produção e a qualidade de vida no campo”, disse.

Alexandre Vasconcelos Valadares, vice-presidente da nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Pirapora, participou pela primeira vez do encontro. Achou a dinâmica bem interessante e importante para o planejamento da montagem da grade de eventos.

Também participou do encontro, pela primeira vez, o novo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba, Matias Cardoso Dalton Franco Filho, que vai tomar posse do cargo no próximo dia 31 de março. Segundo ele, a experiência foi muito válida, pois ele está começando seu mandato conhecendo as dinâmicas de trabalho, pois assim terá mais possibilidades de ajudar os mobilizadores do sindicato a melhorarem a grade de treinamentos a oferecer a seus associados.

O gerente regional do SENAR Minas em Montes Claros, Dirceu Martins, falou sobre as metas e realizações das entidades parcerias e gerência nos anos de 2014 e 2015, que aumentou sua capacidade de trabalho, atingindo o 4º lugar estadual na realização de eventos. Chamou a atenção para o comprometimento dos parceiros para a qualidade dos serviços prestados a comunidade, que devem sempre obedecer às normas e determinações do Senar.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas