Logo CNA

Em Mato Grosso, capacitação no setor de máquinas e implementos agrícolas atende 44° Batalhão
25092017104903 0 29509100 1515060857

São 40 alunos divididos em dois períodos, carga horária de 120 horas e conclusão prevista para o dia 20 de outubro

25 de setembro 2017
Por Senar

A inovação tem chamado a atenção no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Uma parceria entre o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), deu início na última semana a duas turmas da qualificação Operador de Máquinas Agrícolas. Realizado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, o curso conta com um total de 40 alunos divididos em dois períodos, carga horária de 120 horas e conclusão prevista para o dia 20 de outubro.

Diferente de outros cursos já realizados no Parque, Jorge Pires de Miranda, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, destaca a participação de cabos e soldados do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º B I Mtz) - o Batalhão Laguna, unidade do exército brasileiro localizado no município de Cuiabá. "O Sindicato Rural de Cuiabá mantém essa parceria com o Exército Brasileiro desde o ano passado, garantindo que os jovens militares acessem o mercado de trabalho formados e prontos para novos desafios", disse Jorge Pires.

De acordo com presidente, duas turmas foram formadas, sendo que uma é exclusiva para os militares e outra por civis, divididos em dois períodos. "O curso de qualificação Operador de Máquinas Agrícolas é muito requisitado, por isso em novembro iremos oferece-lo novamente. O Sindicato recebe várias ligações e a lista de espera é extensa, daí decidimos abrir duas turmas, oportunizando assim o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho", explica.

O treinamento de Relacionamento Interpessoal, de responsabilidade da instrutora credenciada junto ao SENAR/MT, Gilce Costa, foi o primeiro dos três módulos que ainda acontecerão. De acordo com a instrutora, todos os alunos, militares ou não, precisam sentir-se valorizados. "O aluno termina o curso com sua autoestima lá em cima. É um processo de autoconhecimento, que ajuda na administração dos trabalhos e a reduzir conflitos", disse.

Com salários que podem chegar até R$ 3,5 mil (informação do Site Nacional de Empregos - Sine), Hudsandro Gonçalo da Silva Paes, 27 anos, cabo do Exército, conta que está muito otimista com o curso. Sua trajetória no Exército Brasileiro encerrasse-se em fevereiro de 2018, fazendo com que o mercado agro seja mais uma opção. "É uma oportunidade ímpar para nossas carreiras. Estou no Exército desde 2010, além da disciplina adquirida durante este período, levo comigo também uma nova profissão", contou Hudsandro.

Os interessados em realizar os cursos oferecidos pelo Sindicato de Produtores Rurais de Cuiabá, em parceria com SENAR-MT, devem dirigir-se ao Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, localizado na Avenida Beira Rio S/N, bairro Dom Aquino, Cuiabá-MT. A pré-inscrição somente é realizada pessoalmente, vagas para 2018 são limitadas.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.sistemafamato.org.br