Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT e Case IH capacitam mão de obra para operação de máquinas agrícolas
08 16 ago parceria case primeira turma com kit 101

Turma de Campos de Júlio aprendeu mais sobre pulverizador autopropelido

21 de agosto 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Case IH, marca da CNH Industrial, celebram dez meses de parceria na oferta de capacitação profissional no estado. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 300 pessoas fizeram treinamentos por meio do elo entre as instituições que já rendeu cerca de 800 horas de capacitação.

A última turma de Aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido foi realizada neste mês de agosto no Centro de Treinamento em Sapezal, por meio do Sindicato Rural de Campos de Júlio. O operador de máquinas Anderson Schwanke, 26, já possui experiência de seis anos na profissão e mesmo assim se surpreendeu com as tecnologias apresentadas.

Alunos conhecendo pulverizador da marca

“O diferencial da colheitadeira é a qualidade de limpeza da máquina que facilita para mim e para a empresa. Também conhecemos o pulverizador Patriot em que não precisa colocar o produto no tanque. A gente coloca apenas água e a mistura sai diretamente na aplicação. Eu não conhecia essa tecnologia, fiquei surpreso por saber que já tem algo assim no mercado”, destacou.

Nas instalações do Senar-MT em Mato Grosso, especificamente no CT Sapezal, estão disponíveis quatro maquinários da marca Case IH: pulverizador autopropelido – modelo: Patriot 350; colheitadeira de grãos – modelo: 8250 Axial; plataforma de grãos – modelo: Terra Flex Draper 45 pés e um trator agrícola – modelo: Puma 230.

A parceria visa capacitar mão de obra no estado com as mais recentes tecnologias disponibilizadas no mercado e sem qualquer custo à população mato-grossense. Segundo o gerente de operações do Senar-MT, Darion Souza, os frutos da parceria já tem sido colhidos pelos produtores de Mato Grosso.

“Esperamos sanar a principal dor do produtor rural que é capacitar profissionais para o campo. Esse retorno é imediato, quando o produtor percebe uma melhoria na sua produtividade após a capacitação da sua mão de obra”, explica.

Projeções – Em relação a perspectivas futuras, o Senar-MT espera ampliar a parceria para outros municípios. “Hoje temos maquinários em Sapezal e outros estão chegando no CT de Rondonópolis. A nossa estratégia é conseguir abranger todo o estado para que mais pessoas sejam alcançadas por meio desta parceria”.

Para o representante da Case IH e responsável pelas parcerias educacionais da marca, Carlos Silva, a expectativa é aproximar cada vez mais os operadores de máquinas agrícolas das tecnologias mais recentes do mercado. “Estamos partindo de máquinas mecanizadas para autônomas e para poder extrair ao máximo esse potencial, é necessário que o operador também compreenda a conectividade e os recursos disponíveis no maquinário”, destacou.

Kits do parceiro – A partir deste mês de agosto, além do conhecimento nas capacitações, os participantes dos cursos com as máquinas da Case IH também receberão um kit específico da parceria que contém camiseta, boné e acessórios.

Matérias Relacionadas