Logo CNA

Mato Grosso

Capacitação ensina sobre funcionalidades de pá carregadeira
08 10 ago operacao de pa carregadeira instrutor renato bizerrao 24

Maquinário pode ser utilizado tanto no campo quanto nos armazéns que ficam na zona urbana

22 de agosto 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Com diversos acessórios, as mais modernas pás carregadeiras tem se transformado em um maquinário versátil e útil para várias atividades. Para capacitar mão de obra na operação e manutenção desta máquina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e os Sindicatos Rurais ofertam capacitações em todo o estado e sem custo.

Crédito da foto: Renato Rezende

De acordo com o engenheiro agrônomo e instrutor credenciado ao Senar-MT, Renato Rezende Picinin, no setor agropecuário o maquinário pode ser utilizado tanto no campo quando nos armazéns que ficam na zona urbana. “Os fabricantes têm disponibilizado novas ferramentas como suporte de bag e paleteira e isso contribui para que a máquina se torne mais funcional, versátil e apta para várias tarefas”.

Crédito da foto: Renato Rezende

Ainda segundo o profissional, o público que busca por capacitação contempla desde quem pretende iniciar no mercado de trabalho, como trabalhadores que querem se aperfeiçoar na área. “Independentemente do interesse do participante, o curso acompanha o avanço da tecnologia e desperta o interesse do aluno para que ele continue sempre buscando por conhecimento”.

Neste mês de agosto, uma turma de onze trabalhadores rurais de Nova Maringá concluiu o curso de Operação de pá carregadeira, com carga horária de 24 horas. O curso foi realizado na Fazenda Iramaia. A capacitação ajudou a nivelar o conhecimento dos colaboradores do Grupo Nadiana, empresa que solicitou o treinamento. “Estamos investindo em educação e, para isso, sempre trazemos cursos por meio do Sindicato Rural. Alguns trabalhadores nunca fizeram qualquer treinamento e ficam muito felizes ao serem capacitados”, afirmou William Mangeló Pinheiro, analista de gestão de pessoas do grupo.

Treinamento realizado em Nova Maringá. Foto: Sindicato Rural

Gilmar Ribas, 24 anos, está em fase de mudança de função na propriedade. Com os novos conhecimentos, agora ele trabalhará diretamente com a pá carregadeira, como ‘pazeiro’. “O manuseio eu já tinha noção, mas a manutenção eu não entendia nada. O treinamento ensinou coisas que eu não sabia e que vão me permitir aprender uma nova função”, destacou.

Curso – Os interessados em fazer essa ou outra capacitação devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade e verificar as turmas e as datas disponíveis. No site do Sistema Famato, você pode encontrar o contato de todos os 94 Sindicatos Rurais do estado. Acesse: Encontre o seu sindicato rural!

Matérias Relacionadas