Logo CNA

Curso do SENAR MINAS ensina os cuidados com a manutenção de tratores
20160701145307 fileid trator turma internaweb 0 917956002015150611371

Entre as práticas, os participantes aprenderam como limpar as baterias do trator

1 de julho 2016
Por Senar

Trabalhadores e produtores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, participaram do curso de Mecanização agrícola, Manutenção do TAP e Operação com um Implemento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG). O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, na Fazenda Indaiá.

No curso, os participantes receberam instruções de Agostinho Marcelo Bossi. Ele apresentou ao grupo práticas indispensáveis para a manutenção correta dos tratores e o aumento da vida útil dos mesmos.

“É muito difícil desenvolver o trabalho no campo sem o uso de um trator. Operações como o preparo do solo, aplicação de insumos agrícolas, a semeadura e a colheita são atividades em que o trator atua e isso depende do desempenho do operador em várias funções. Na contramão disso, infelizmente ainda é muito pequeno o número de pessoas preparadas adequadamente para executar as tarefas com as máquinas”, ressaltou Agostinho.

O curso do SENAR Minas, segundo o mobilizador Júlio César Martins, serviu para capacitar e qualificar aqueles trabalhadores e produtores que ainda não tinham essa prática. “Um operador capacitado precisa saber conduzir a máquina nas diversas situações do dia a dia, usar todos os seus recursos disponíveis com qualquer equipamento agrícola. Isso otimiza a produção e a mão de obra”, garante o mobilizador.

Na etapa final do curso, os participantes puderam colocar em prática parte dos ensinamentos adquiridos, sendo um deles o que tratava da limpeza das baterias do trator. “A gente pede muita atenção por parte deles [participantes], para evitar danos ao circuito elétrico do trator e não causar acidentes. Por isso é tão importante a manutenção, pois é possível acontecer desde a desprogramação de componentes até incêndios inesperados”, advertiu o instrutor.

Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas