Logo CNA

Curso de bordados incentiva o resgate cultural em Descoberto
20160316114606 fileid bordado turma interna 0 159795002015150612161

Curso do SENAR Minas ensinou bordado, decoupage e pintura com apoio do Centro de Referência de Assistência Social do município

17 de março 2016
Por Senar

Resgatar a memória de municípios e comunidades por meio do reforço da importância de sua história e dos seus elementos, valorizando, assim, o local - esse é um dos objetivos do trabalho de resgate cultural aplicado pelo SENAR Minas em cursos na área de artesanato, que trabalham com técnicas como bordado, decoupage e pintura.

Tal objetivo foi aplicado no curso de Artesanato de Bordados, ministrado, recentemente, na cidade de Descoberto. O evento, realizado pelo Sindicato de Produtores Rurais de Descoberto em parceria com o SENAR Minas e com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, reuniu 13 participantes, que levaram aos tecidos figuras que retratam pontos do município, como o chafariz, a igreja, a natureza, a praça e o coreto, entre outros.

“Tudo isso é uma riqueza imensa. Foi maravilhoso aprender e ter a oportunidade de resgatar minha infância”, revela, emocionada, a participante Ana Maria de Oliveira. Ela conta que sempre trabalhou com costura e bordado, tendo, inclusive, se aposentado como bordadeira. “É sempre bom ter oportunidade de aprender. Eu sempre bordei à máquina, tendo pouco treino com bordado à mão. No curso, aprendi detalhes que desconhecia, e isso é muito bom. Bordo porque gosto.”

Ana dá aulas de costura a confecções da região de São João Nepomuceno, cidade vizinha de Descoberto, conhecida como “Cidade da Moda”. Segundo ela, o curso de Bordados é o terceiro do qual participa pelo SENAR Minas. “Já fiz um curso na área de costura, além de participado de um curso de Derivados do Leite. Ter oportunidade de aprender e de aperfeiçoar é muito importante.”

Para a mobilizadora Kátia Oliveira Vieira Henriques foi emocionante presenciar a dedicação das participantes. “Ao final do curso ninguém queria ir embora, porque gostaram demais. Fiquei realmente emocionada por ver tanto carinho e tanta dedicação não só da parte das alunas, como da parte da instrutora Chrystianne Miranda.”

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas