Logo CNA

Mato Grosso

Cuidados com a saúde são tema de palestra na Expedição Araguaia
16122020033322

A meta da palestra é conscientizar homens e mulheres do meio rural sobre a importância de exames médicos preventivos

17 de dezembro 2020

Por: Assessoria com Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Fonte: Assessoria com Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Hábitos saudáveis, cuidados com o coração, doenças relacionadas a álcool e drogas. Esses foram alguns dos assuntos abordados na Palestra Saúde do Homem e da Mulher do Campo, ministrada entre os dias 03 e 15 de dezembro, durante a Expedição Araguaia 2020. A ação foi uma das contribuições do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), parceira da ação, que também ofertou uma unidade de atendimento odontológico móvel.

A meta da palestra é conscientizar homens e mulheres do meio rural sobre a importância de exames médicos preventivos. Além disso, foi abordada a manutenção de hábitos saudáveis com o objetivo de promover saúde e melhorar a qualidade de vida.

Segundo a enfermeira e instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Daianne Braun de Souza, a temática é dividida em quatro ciclos. "Abordamos assuntos como prevenção de câncer de colo de útero e de mama voltada especificamente a saúde das mulheres. O mesmo acontece com os homens com temas sobre prevenção de câncer de próstata e detecção precoce".

O tema foi ministrado em Santa Terezinha, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Cocalinho, municípios que foram atendidos pela Expedição neste ano. Segundo a enfermeira, o conteúdo foi bem aceito pelas comunidades. "A população se sente acolhida e após a palestra desperta para a importância dos cuidados com a saúde a longo prazo".

Participantes apontaram para a necessidade de ações como essas. "Durante a palestra realizada no município de Luciara, recebi o depoimento de uma indígena e ela me contou que gosta de assistir as palestras não só para aprender sobre a prevenção de sua saúde, mas também para aprender e poder repassar as informações para sua família", afirmou a instrutora.

EXPEDIÇÃO ARAGUAIA - Realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, a Expedição Araguaia contou com a parceria do Senar-MT e outras 60 instituições. As comunidades receberam atendimentos gratuitos de saúde, cidadania e Justiça.

A Expedição Araguaia foi idealizada pelo presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Em 2019, atendeu 10 municípios da região, realizou 62 mil atendimentos e percorreu 5,4 mil km. Conta com os parceiros: MPE, Defensoria Pública, Bombeiros, PM, INSS, Energisa, Setasc, Politec, Senar, Juvam, Galvan Escola de Cabelereiros, Detran, Rotary de Barra do Garças e Água Boa, Polícia e Receita Federal, Instituto Sorriso Feliz, deputado Eugenio Paiva, Fórum de Vila Rica e prefeitura.

Matérias Relacionadas