Logo CNA

Criatividade e Inovação são temas da Parceria Educacional 2016
03032016102056 0 555369002015150612251

Evento do SENAR-MT reuniu 200 instrutores da entidade esta semana

4 de março 2016
Por Senar

Inovação. Este é o assunto principal tratado durante a Parceria Educacional 2016, evento que reúne cerca de 200 instrutores credenciados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). Mais não foi só isso. Criatividade e diversas outras palavras como atitude, ética, compromisso, vontade, motivação, ideias e novidade também nortearam as discussões do encontro que terminou nesta quinta-feira (03).

Este evento acontece anualmente e tem como principal objetivo o alinhamento entre os prestadores de serviços educacionais e a instituição. Além das informações sobre os processos administrativos e metodológicos, a cada ano é escolhido um tema e, em 2016 foi inovação e criatividade. O assunto atraiu a atenção dos participantes que ficaram no auditório do Hotel Sesc Pantanal, onde acontece a Parceria Educacional até por volta das 21 horas.

Aceleradoras ambientes propícios para a propagação de novas ideias. Este foi um dos assuntos abordados pelo presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado. Ele contou que o projeto está sendo implantado e que as conversas com as universidades, faculdades e instituições de pesquisa estão bem adiantadas. "Queremos dar a oportunidade para aqueles que têm alguma ideia inovadora, poder colocá-la em prática".

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio convidou os instrutores para ajudarem a construir este projeto das Agroaceleradoras. Preciso de vocês. Na era digital a colaboração é muito importante. Ninguém faz nada sozinho, ressalta Celidonio que aproveitou para citar a famosa frase: "Os dias em que a inovação cabia apenas para um pequeno grupo de mentes brilhantes ficaram no passado".

Sem deixar para depois, Celidonio anunciou outras novidades para 2016 como "O Dia da Inovação" e a plataforma de Inovação. Em sua palestra citou ideias simples com resultados eficientes e instigou os instrutores credenciados junto a instituição de ensino rural a colocar em prática e compartilhar suas ideias.

Para deixar os participantes ainda mais motivados, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Márcio Andrade Batista, que ganhou recentemente o Prêmio Novelis de Sustentabilidade, e é o primeiro brasileiro a concorrer ao Prêmio Nobel de Educação falou sobre educação científica como agente de transformação social e empreendedora.

"A educação é libertadora", ressalta Batista. De forma bem descontraída, o professor mostrou que não adianta ter a ideia é preciso de a vontade e motivação para transformá-la em um produto ou uma solução. "Isso pode acontecer da noite para o dia, mas também pode demorar. Informação e conhecimento contribuem muito para esse processo de geração de novas ideias".

Para encerrar o dia, o escritor, professor e consultor de estratégia de comunicação e marketing, Mário Persona, falou sobre criatividade e inovação. Segundo ele, criatividade é gerar ideias e inovação é colocá-las em prática. "Juntando estas duas coisas temos as mudanças, soluções e novas ideias".

Durante quase duas horas Persona apresentou "pitadas" de conhecimento e dicas de como desenvolver a criatividade e novas ideias. Com muito bom humor, ele também mostrou como os instrutores credenciados junto ao SENAR-MT podem instigar as pessoas que fazem os treinamentos a trazerem as necessidades e as demandas do campo para serem atendidas com as inovações e as novas ideias.

OUTRAS ATIVIDADES

Allém dos alinhamentos com a equipe técnica da instituição de ensino que incluiu balanço de 2015, apresentação dos projetos em andamento e novas ações que vão ser executadas em 2016, o público da Parceria Educacional 2016 também discutiu saúde e segurança no trabalho.

O grupo Casa João de Barro tratou do assunto de forma lúdica e bem divertida. Os participantes deixaram a vergonha de lado e contaram suas histórias e o grupo utilizou a dramaturgia para fazê-los refletir sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual popularmente conhecido como EP e a importância da saúde e da segurança no trabalho.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas