Logo CNA

CNA assume presidência da Câmara Temática de Inovação Agrodigital do Mapa
Guilherme Martimon MAPA

David Schmidt, que também preside a Comissão Nacional de Irrigação da CNA, foi indicado para conduzir o colegiado

1 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (01/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) assumiu, na quinta (1º), a presidência da Câmara Temática de Inovação Agrodigital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, foi indicado para conduzir o colegiado do Mapa, que terá como objetivo discutir demandas relacionadas à inovação, tecnologia e conectividade no setor agropecuário.

Durante a abertura da primeira reunião da Câmara Temática, Schmidt destacou o protagonismo do Brasil no cenário mundial de alimentos, graças ao uso da tecnologia e inovação. “A tecnologia foi o que transformou o país em um grande exportador de alimentos e que o permite ser atuante e competitivo”, disse.

Segundo ele, a atuação da Câmara será fundamental para analisar as demandas e compreender os gargalos das cadeias produtivas em relação à difusão de tecnologia. “Todo tipo de inovação passa pela conectividade. Já temos máquinas autônomas, robôs de monitoramento, mas que dependem da conectividade”.

David Schmidt reforçou a necessidade de disseminar soluções tecnológicas de forma integrada e rápida no campo e de capacitar os produtores rurais. “Muitas soluções já foram criadas, mas não estão sendo usadas”.

Na abertura, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Cleber Oliveira Soares, afirmou que a expectativa da Câmara é debater assuntos relacionados à sustentabilidade, bioeconomia e inovação aberta.

“O agro brasileiro é por si um setor sustentável, que tem contribuído para os desafios de segurança climática e alimentar, principalmente com o uso de tecnologia”.

Já o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Ângelo Mazzillo Junior, falou sobre o desafio do Brasil em alimentar o mundo nos próximos anos. “A agricultura de clima tropical oferece alternativas para superar a insegurança alimentar com inovação e sustentabilidade. Então a bola está com a gente. A Câmara Temática vai organizar e potencializar a inovação e digitalização para enfrentar os desafios”.

Durante o encontro, o coordenador geral de apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Helinton José Rocha, fez uma apresentação sobre o funcionamento dos colegiados e a diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), Sibelle Andrade Silva, falou sobre perspectivas da inovação agrodigital.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Guilherme Martimon/MAPA
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas