Notícias
Entidades do Brasil, Argentina e Paraguai assinam manifesto sobre legislação ambiental europeia
26 de setembro 2023CNA e entidades de soja e milho da América do Sul analisam impactos da lei europeia antidesmatamento
26 de setembro 2023Hub CNA Digital lança novo desafio para startups do agro
26 de setembro 2023CNA assume presidência da Câmara Temática de Inovação Agrodigital do Mapa

David Schmidt, que também preside a Comissão Nacional de Irrigação da CNA, foi indicado para conduzir o colegiado
Brasília (01/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) assumiu, na quinta (1º), a presidência da Câmara Temática de Inovação Agrodigital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, foi indicado para conduzir o colegiado do Mapa, que terá como objetivo discutir demandas relacionadas à inovação, tecnologia e conectividade no setor agropecuário.
Durante a abertura da primeira reunião da Câmara Temática, Schmidt destacou o protagonismo do Brasil no cenário mundial de alimentos, graças ao uso da tecnologia e inovação. “A tecnologia foi o que transformou o país em um grande exportador de alimentos e que o permite ser atuante e competitivo”, disse.
Segundo ele, a atuação da Câmara será fundamental para analisar as demandas e compreender os gargalos das cadeias produtivas em relação à difusão de tecnologia. “Todo tipo de inovação passa pela conectividade. Já temos máquinas autônomas, robôs de monitoramento, mas que dependem da conectividade”.
David Schmidt reforçou a necessidade de disseminar soluções tecnológicas de forma integrada e rápida no campo e de capacitar os produtores rurais. “Muitas soluções já foram criadas, mas não estão sendo usadas”.
Na abertura, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Cleber Oliveira Soares, afirmou que a expectativa da Câmara é debater assuntos relacionados à sustentabilidade, bioeconomia e inovação aberta.
“O agro brasileiro é por si um setor sustentável, que tem contribuído para os desafios de segurança climática e alimentar, principalmente com o uso de tecnologia”.
Já o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Ângelo Mazzillo Junior, falou sobre o desafio do Brasil em alimentar o mundo nos próximos anos. “A agricultura de clima tropical oferece alternativas para superar a insegurança alimentar com inovação e sustentabilidade. Então a bola está com a gente. A Câmara Temática vai organizar e potencializar a inovação e digitalização para enfrentar os desafios”.
Durante o encontro, o coordenador geral de apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Helinton José Rocha, fez uma apresentação sobre o funcionamento dos colegiados e a diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), Sibelle Andrade Silva, falou sobre perspectivas da inovação agrodigital.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Guilherme Martimon/MAPA
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte