Logo CNA

CNA participa de evento sobre inovação e tecnologia
Whats App Image 2024 02 19 at 12 09 21

Start Agro Innovation 2024 foi realizado no sábado (17), em Goiânia

20 de fevereiro 2024
Por Instituto CNA
Por CNA

Brasília (20/02/2024) – A coordenadora do Hub CNA Digital, Danielle Leonel, participou, no sábado (17), do evento ‘Start Agro Innovation 2024’, realizado pelo Sistema Faeg/Senar Goiás, em Goiânia. O tema da edição deste ano foi tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Danielle participou do painel ‘Como dados e conectividade podem acelerar a agricultura neste século’ com representantes da Bayer, Pivot, Ceagre e da startup MyFarm. No debate, ela citou as tecnologias e inovações consideradas importantes para apoiar os desafios e oportunidades dos produtores rurais.

A coordenadora disse que existe uma concentração em tecnologias que envolvem dados, rastreabilidade e conectividade no campo. “Nós sabemos que muitas áreas ainda enfrentam dificuldades de conectividade, o que impede a adoção plena de tecnologias avançadas. Portanto, há uma demanda por soluções que possam operar em áreas com conectividade limitada”, disse.

Fotos: Sistema Faeg Fotos: Sistema Faeg

No painel, Danielle Leonel destacou que a pecuária brasileira possui uma necessidade específica de sistemas de rastreabilidade para o monitoramento de bovinos, o que envolve tecnologias que permitem acompanhar a saúde, a movimentação e a história de cada animal.

A necessidade de soluções para aumentar a segurança nas propriedades rurais também foi um ponto levantado pela coordenadora do Hub CNA Digital. “A segurança no campo é fundamental para proteger os produtores e trabalhadores rurais contra roubos, furtos, vandalismos. Como solução, podem ser utilizadas tecnologias de monitoramento e vigilância, como sistemas de câmeras avançadas e drones de segurança”.

Por fim, Danielle afirmou que outras tecnologias darão a continuidade no avanço da agricultura de precisão e da digitalização, como por exemplo os drones, sensores IoT (Internet das Coisas) e análise de big data. “São ferramentas úteis para otimizar a produção, monitorar as condições das lavouras em tempo real e tomar decisões informadas sobre plantio, irrigação e colheita”, concluiu.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas