Logo CNA

CNA reúne produtores de soja e milho para levantar custos de produção em MT
Whats App Image 2019 08 16 at 16 45 18

Painel nesta sexta ocorreu no município de Querência

16 de agosto 2019
Por CNA

Brasília (16/08/2019) – Os levantamentos de custos de produção de grãos em Mato Grosso foram encerrados na sexta (16) com a realização do painel em Querência, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) dentro do projeto Campo Futuro.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, houve queda de produtividade de até 10% na região por causa da estiagem ocorrida em meados de dezembro e janeiro, que representou uma colheita de 57 sacas por hectare. No caso do milho, a produtividade foi boa, embora o preço fosse menor em relação á safra passada.

“Mas nas duas culturas o produtor conseguiu cobrir as despesas e ele conseguirá investir em tecnologia para ter uma safra melhor”, explicou Malinski.

Segundo o produtor André Bonnan, é fundamental o produtor acompanhar seus custos e ter tudo na ponta do lápis para se manter na atividade. Já Osmar Frizzo, também produtor na região, o produtor deve estar alerta, diante do aumentos dos custos dos insumos e da logística cara na região.

O objetivo do Campo Futuro é auxiliar o produtor rural na administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção. A coleta de dados contou com a participação de representantes de sindicados rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte