Logo CNA

Sistema CNA/Senar inicia Campo Futuro 2024
Whats App Image 2021 05 24 at 17 05 00

Iniciativa vai levantar custos de produção de 31 atividades agropecuárias

8 de abril 2024
Por CNA

Brasília (08/04/2024) - O Sistema CNA/Senar começou, na segunda (8), os levantamentos dos custos da produção agropecuária dentro do Projeto Campo Futuro 2024.

Os painéis de levantamentos de custos de 31 atividades agropecuárias ocorrerão até julho, por meio de painéis que serão realizados em 20 estados e 119 municípios, em parceria com as federações estaduais, produtores, sindicatos rurais, universidades e centros de pesquisa.

Os primeiros levantamentos começam no Rio Grande do Sul com a pecuária de leite, no Sindicato Rural de Pelotas, na segunda (8), no Sindicato Rural de Três de Maio, na terça (9), e no Sindicato Rural de Tenente Portela, na quarta (10). Na sexta (12), será a vez dos pecuaristas se reunirem em Palmeira das Missões.

Também nesta semana, ocorrerão painéis de café arábica em São Paulo, nos Sindicatos Rural de Franca, na quarta (10), e de Caconde, na quinta (11).

Nos painéis do Campo Futuro, produtores rurais e técnicos agropecuários terão a oportunidade de entender os custos que mais impactam seus resultados econômicos, como gerenciá-los e quais indicadores são importantes para monitoramento.

O resultado do levantamento de custos é apresentado no final do painel, quando são realizadas análises técnicas e econômicas da atividade agropecuária, além de discussões sobre o cenário do mercado atual e tendências. A partir disso, os produtores conseguirão ter uma noção de quais ajustes e investimentos podem ser feitos em seus negócios.

O levantamento de custos é uma das ações do projeto Campo Futuro que permite a geração de informações para auxiliar os produtores nas tomadas de decisão e a CNA na proposição de políticas públicas que atendam às necessidades do setor.

Com base nos dados levantados e do acompanhamento mensal de custos, a CNA tem atuado junto ao poder público para propor medidas com o objetivo de evitar elevação de custos, melhorar as ferramentas de seguro e ampliar o acesso ao crédito, entre outras.

Mapa dos paineis em 2024 Mapa dos paineis em 2024