Logo CNA

Sistema CNA/Senar participa da Feira Nacional do Camarão
Aquicultura Natal

Evento ocorre nesta semana, em Natal (RN)

17 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (17/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou da XIX Feira Nacional do Camarão (Fenacam) 2023. O evento, realizado de 14 a 17 de novembro em Natal (RN), reuniu produtores, empresários e representantes de toda cadeia da carcinicultura e da aquicultura

Dentro do projeto Juntos pelo Agro, desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar e Sebrae, foram realizadas ações durante todo o evento, como a apresentação do curso do programa Negócio Certo Rural, que tem o objetivo de expandir a produtividade e a rentabilidade das cadeias agropecuárias brasileiras.

Além disso, foram discutidos os resultados do projeto Campo Futuro para a aquicultura em 2023. Segundo a assessora técnica da CNA, Larissa Mouro, na carcinicultura, mais de 30% dos custos operacionais efetivos (COE) são provenientes do dispêndio com ração, seguido pela mão de obra, que representa 22% do COE.

“No que diz respeito ao capital investido na atividade, segundo o levantamento realizado em Natal, a cada quilo de camarão produzido, mais de R$ 140 são imobilizados. Portanto, para que o elevado capital investido não comprometa as margens do produtor, o incremento da produtividade deve ser o foco na atividade aquícola”, destacou Larissa.

Imagem

Durante o evento, também foi montado um estúdio do Podcast "Ouça o Agro", do Sistema CNA/Senar, para a realização de gravações de episódios especiais sobre o evento e o setor. O assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, conversou com produtores, especialistas e representantes do setor aquícola.

Foram entrevistados para o podcast, Paulo Faria, diretor de Desenvolvimento e Inovação do Ministério da Pesca e Aquicultura; Luiz Paulo Sampaio, diretor presidente da Cooperativa de Produtores de Camarão do Ceará (Copacam); Mona Nóbrega, gestora de projetos do Sebrae, entre outros representantes do setor que discutiram temas da pauta da aquicultura nacional.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas