16/07/2019

CNA participa de fórum sobre retirada da vacina contra febre aftosa

Brasília (16/07/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça (16), em Viçosa (MG), do “Fórum Estadual: estratégias para retirada da vacinação contra febre aftosa”, na 90ª Semana do Fazendeiro.

O evento foi promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante o Fórum, o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen, fez uma apresentação sobre os impactos da retirada da vacina contra a doença para o produtor rural brasileiro.

“O pecuarista tem um importante papel em todo esse processo. Ele vai precisar atuar na vigilância passiva, mantendo a sanidade de seus animais e informando aos órgãos de defesa sanitária as movimentações do seu rebanho”.

Na palestra, Nissen também destacou a importância dos produtores rurais contribuírem com os Fundos Emergenciais de Febre Aftosa. “Esses fundos privados são fundamentais para garantir a segurança dos produtores, em casos de ocorrência da doença”.

Para o assessor técnico da CNA, o Serviço Nacional de Aprendizagem rural (Senar) é um agente importante com presença constante nas propriedades, capacitando produtores e trabalhadores rurais para que reconheçam os sintomas da enfermidade no rebanho.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Pecuária de Corte

Veja também