Logo CNA

Minas Gerais

Capacitações geram economia e organização de equipamentos em São Tomaz de Aquino

3 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

A Toninho Agropecuária, em São Tomáz de Aquino, que engloba as Fazendas Santa Bárbara e São Luiz, se transformou em uma nova propriedade após a sua equipe passar por capacitações do Sistema Faemg/SenarMinas, sobre a preservação de maquinários. Focada na produção de café com 2.301.000 mil pés, que resultam em média 15.000 sacas /ano, os cuidados com os maquinários representam muito no custo de produção da atividade.

SENAR MINAS

Atualmente, a frota das fazendas está muito bem preservada, após a equipe ser capacitada pelo Senar Minas. Foram vários cursos como o de Operação e Manutenção de Tratores e Colhedoras mais Aplicação de Agrodefensivos. Com essas capacitações, a visão dos funcionários sobre a importância dos equipamentos foi mudando e a fazenda se transformou, o que tem ajudado e muito no processo de certificação da propriedade.

A diferença pode ser vista na organização dos barracões, na armazenagem dos defensivos agrícolas e nas despesas da propriedade. A redução com a manutenção dos equipamentos caiu consideravelmente, em um índice de 70%. “Foi um ano de mudanças, mas valeu a pena”, disse o encarregado de máquinas e serviços, Edson José da Silva. Os resultados da capacitação refletiram na lavoura com a conclusão dos serviços em menor tempo.

SENAR MINAS

No último curso realizado na propriedade, no mês de outubro, o mecânico que atende a propriedade teve um momento para falar durante as aulas e ressaltou o quanto os trabalhos de manutenção reduziram na propriedade, dizendo que no último ano apenas a substituição de um câmbio foi efetuado. “Nós somos a prova de que depois dos cursos as coisas mudam”, afirmou Edson.