Logo CNA

CNA participa do Congresso Sober em São Paulo
Whats App Image 2023 07 24 at 16 45 43 1

Evento realizado essa semana em Piracicaba debate agropecuária do futuro

24 de julho 2023
Por CNA

Brasília (24/07/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado essa semana em Piracicaba (SP). O tema desta edição é “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”.

Na segunda (24), a assessora técnica da CNA, Isabel Mendes, participou do primeiro painel do evento, onde fez uma palestra sobre as perspectivas e desafios da economia brasileira do ponto de vista nacional e internacional.

Entre os assuntos abordados, Mendes destacou o potencial do Brasil em receber investimento direto estrangeiro. Tratou ainda das expectativas sobre o desempenho da economia mundial, em especial da China, nosso maior parceiro comercial.

Em sua fala, a assessora também analisou os principais indicadores macroeconômicos, as políticas monetária e fiscal e o mercado de crédito. Isabel tratou ainda da agenda econômica do governo, como o marco fiscal sustentável, a Reforma Tributária e as reformas microeconômicas. Por fim, a economista falou sobre o Agroeconomia, o Prêmio CNA de Estudos Econômicos.

Em seguida, a assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, participou de uma seção organizada para debater sobre a logística das commodities nas novas fronteiras agrícolas.

Elisângela demonstrou a evolução da produção de grãos no Centro-Oeste e nos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e a necessidade de infraestrutura de acesso ao mercado consumidor para viabilizar a comercialização.

A assessora citou investimentos em ferrovias e hidrovias, com a finalidade de equilibrar a matriz de transporte e reduzir os custos de fretes. Inclusive, a necessidade de ter um programa voltado para conectar o campo à cidade (manutenção das estradas vicinais e aumento da oferta de armazéns).

À tarde, Isabel Mendes, Elisangela Pereira Lopes e os assessores técnicos da CNA Lucas Araújo e Gustavo Vaz assistiram ao evento de lançamento do livro “Agropecuária Brasileira: evolução, resiliência e oportunidades” do IPEA, que contou com a colaboração da CNA no capítulo destinado à infraestrutura logística do Arco Norte.

Visitas – Ainda na segunda, a equipe fez visitas técnicas ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e na Esalq-Log (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial).

Imagem

A professora da Esalq/USP e pesquisadora da equipe macroeconômica do Cepea, Nicole Rennó Castro, destacou a parceria com a CNA em décadas de atuação conjunta “que torna possível a construção e disponibilização de informação vitais para o nosso setor”.

Imagem

O coordenador do Grupo Esalq-Log, Thiago Guilherme Péra, mostrou o Museu de Logística Luiz de Queiroz, e apresentou as atividades de pesquisa do grupo. “A CNA é uma instituição parceira do grupo na área de logística e que tem contribuído de forma expressiva para o setor da agricultura”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte