Logo CNA

Aprendizado profissional para jovens: Programa do SENAR/MS inicia nova turma em Nova Alvorada do Sul
Im25 0 75499100 1515060777

O programa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades em jovens com idade entre 14 e 23 anos

11 de dezembro 2017
Por Senar

O final de 2017 é na verdade o início de uma nova fase para 24 jovens que fazem parte da turma do Seja – SENAR Jovem Aprendiz Rural, em Nova Alvorada do Sul. A turma participou da solenidade da aula inaugural na sexta-feira (08). Para este grupo, o curso será de Administração Rural com foco no setor Sucroenergético, com duração de um ano. O programa do SENAR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS tem como objetivo desenvolver competências e habilidades em jovens com idade entre 14 e 23 anos.

Nas boas vindas ao grupo, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, falou a repeito da atenção da entidade com a educação rural e da importância das parcerias. “O estado é essencialmente agro e a demanda por especialistas em diferentes áreas é cada vez maior. A Famasul e o Senar/MS abraçam a proposta de qualificar para ampliar oportunidades. A construção de parcerias, como esta que vemos hoje, prepara o jovem para atender as exigências do mercado tecnificado”, afirma.

Para a presidente do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes de Araújo, o momento é favorável na busca por conhecimento. “O futuro da atividade rural na nossa região é uma das prioridades desta unidade sindical. Ouvimos a população urbana e rural e, junto ao Senar/MS, oferecemos capacitações que melhoram a produção e garantem renda para várias famílias. Boa parte dos participantes são jovens que têm a entidade como referência para o aprendizado”, comenta.

O gerente agrícola da Odebrecht Agroindustrial, polo Santa Luzia – Adriano Diniz, falou do compromisso da empresa em contratar e capacitar jovens. “Esta é mais uma parceria de sucesso que leva oportunidade não só para esses jovens, mas também para a família de cada um deles e para toda a sociedade. A ideia é preparar profissionais para a vida. O meu desejo é que todos aproveitem de forma eficiente o conteúdo ofertado”.

Para o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa, a iniciativa é valorosa. “A Famasul e o Sindicato Rural, junto ao município e as empresas privadas que estão instaladas na nossa região, estão empenhadas para atender a demanda da população. A prefeitura tem se dedicado para estruturar e permitir que as ações cheguem ao município”, afirma.

Jovens do Seja

Um dos alunos do Seja é Henrique Magno Rodrigues. Com apenas 18 anos, tem percepção de mercado e já faz planos para se profissionalizar. “Estou no segundo ano do curso de Tecnologia de Alimentos, que é uma área que tem relação com o curso oferecido hoje. Na nossa cidade, a economia é basicamente do agro e isso motiva para conhecer mais do assunto, além da oportunidade de conviver com pessoas diferentes e de fazer parte do mercado, que normalmente não dá espaço para quem tem pouca experiência”, explica.

De Terenos direto para Nova Alvorada do Sul. Há três anos, Ana Carolina Santana de Oliveira (18), veio com a família para o município. Teve que trancar a faculdade, mas irá retomar no próximo ano, junto ao início das aulas do programa. As expectativas são boas. “A minha busca é pelo conhecimento. Quero aprender mais a cada dia e sei que vou alcançar o objetivo com os instrutores. Já tinha pensado em fazer algo na área administrativa e o curso veio no momento certo”.

Seja em MS
Em Caarapó, outra turma recebe conteúdo do programa com o curso de Mecânica e Manutenção de Tratores, desde junho deste ano. Na projeção para 2018, uma empresa do município de Aparecida do Taboado, já solicitou o programa e formará grupo de jovens que receberá o conteúdo do Seja no próximo ano.

Assessoria de Comunicação SENAR/MS

Matérias Relacionadas