Logo CNA

Publicações

BOI GORDO - MERCADO FUTURO
12 de abril de 2024
Mercado do boi segue travado
banner.png


Mercado do boi segue travado

Apesar das cotações se mostraram mais firmes nos últimos dias, ainda temos as negociações travadas, com os produtores resistentes nas negociações com os frigoríficos. O Indicador Cepea fechou em R$230,40/@ em São Paulo no dia 11/4 com alta de 1,1% na semana. Para a próxima semana, o viés é estabilidade no mercado do boi gordo, mas como ponto de atenção, para o produtor, temos a boa disponibilidade de animais prontos para o abate. Fato que pode ser agravado com a entrada do período mais seco do ano, quedas nas temperaturas e perda da capacidade de suporte das pastagens, a expectativa é de pressão de baixa sobre os preços da arroba poderá ganhar força.

O que podemos fazer para nos proteger?

Com a possibilidade de o mercado sofrer uma pressão por parte da oferta sem demanda suficiente para absorver, uma alternativa para se proteger da queda é utilizar ferramentas financeiras. Uma delas é o SEGURO CONTRA BAIXA DA ARROBA DO BOI GORDO.

Como assim? Se a arroba do boi gordo recua, o seguro te devolve a diferença do mercado e do nível assegurado. Caso contrário, ele simplesmente não é ativado e você aproveita a alta do mercado. É um cenário semelhante ao seguro de um carro: se há batida, o sinistro é ativado, caso contrário, nada acontece e seu carro segue rodando.

Muitos produtores têm se beneficiado com essa ferramenta, principalmente aqueles que possuem seus custos mapeados. Isso porque, com os valores em mãos, você pecuarista consegue garantir uma rentabilidade mínima e sai da volatilidade do mercado.

Ok, mas quanto custa? Um seguro contra baixa custa ao redor de 1% até 7% do preço da arroba, dependendo do nível do mercado e do nível seguro, ou seja, qualquer pecuarista consegue ter acesso à ferramenta. Na prática: no momento em que é escrito este informativo, o mercado futuro para abril/24 está R$ 231,20 /@ (B3 – São Paulo).

Imagem

É válido lembrar que este valor é para fins exemplares e poderá mudar, devido a variação de mercado.

Se você se interessou e quer saber mais detalhes, a CNA, em parceria com a StoneX, está disponível para lhe auxiliar e explicar sobre as ferramentas de gestão de risco.


Contato:
Marianne Tufani
Consultora em gerenciamento de riscos
(19) 9 9994-0917

Imagem

Áreas de atuação