Núcleo Econômico Núcleo Econômico IPCA Índice de Preços ao Consumidor Amplo Agro

IPCA TEM ALTA DE 0,33% EM JANEIRO

Por CNA 19 de fevereiro 2026
Compartilhe:
Comunicado Tecnico IPCA 02 2026
Baixar publicação

Gráfico 1: IPCA - Índice Geral e Grupos - Variação mensal (%) Gráfico 1: IPCA - Índice Geral e Grupos - Variação mensal (%)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou aumento de 0,33% em janeiro de 2026, repetindo o índice registrado em dezembro de 2025. Como base de comparação, em janeiro de 2025 o índice havia apresentado alta de 0,16%. Quando observado a média histórica para o mês, janeiro de 2026 ficou abaixo do resultado dos últimos cinco anos (0,58%).

Gráfico 2: IPCA - Meses de Janeiro de cada ano (%) Gráfico 2: IPCA - Meses de Janeiro de cada ano (%)
Imagem

O grupo de Alimentação e Bebidas desacelerou na passagem de dezembro (0,27%) para janeiro (0,23%) com impacto de 0,05 p.p. no IPCA do mês. O subgrupo de Alimentação no Domicílio também desacelerou em relação ao mês anterior, passando de 0,14% em dezembro para 0,10% em janeiro. Contribuiu para esse resultado a queda nos preços leite longa vida (-5,59%), do ovo de galinha (-4,48%), do óleo de soja (-3,32%), do arroz (-1,55%) e do frango em pedaços (-1,41%). Do lado das altas, destacam-se o aumento nos preços do tomate (20,52%), da cenoura (9,94%), da maçã (3,94%), dos pescados (2,77%) e das carnes (0,84%). A Alimentação fora do Domicílio, por sua vez, registrou alta de 0,55%. No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, o índice geral registrou aumento de 4,44%, com o grupo Alimentação e Bebidas apresentando alta de 2,20% e Alimentação no Domicílio de 0,46%.

Com exceção de Habitação e Vestuário, todos os demais grupos tiveram alta nos preços em janeiro, sendo que Transportes reportou o maior impacto no IPCA do mês, igual a 0,12 p.p. e alta de 0,60%, reflexo na alta dos combustíveis que apresentaram as seguintes variações: etanol (3,54%), gasolina (2,06%), óleo diesel (0,52%) e gás veicular (0,20%). Saúde e Cuidados Pessoais foi o segundo maior impacto do mês, igual a 0,10 p.p. e alta de 0,70%. Demais grupos, embora com alta expressiva, à exemplo da Comunicação (0,82%), tiveram um impacto inferior a 0,04 p.p. no IPCA do mês.

O grupo de Habitação apresentou queda de 0,11%, com impacto negativo de 0,02 p.p. no IPCA de janeiro, resultado da redução de 2,73% na energia elétrica residencial em função da vigência da bandeira tarifária verde, sem custo adicional para os consumidores, ao contrário da bandeira tarifária amarela vigente em dezembro que acrescentava R$ 1,885 a cada 100 kwh consumidos. Já o grupo de Vestuário, embora tenha registrado queda nos preços, teve menor impacto no índice geral do mês (-0,01 p.p.).

Gráfico 3: IPCA - Índice Geral e Grandes Grupos - Acumulado em 12 meses (%) Gráfico 3: IPCA - Índice Geral e Grandes Grupos - Acumulado em 12 meses (%)



O que muda para o produtor?

“As variações do IPCA de janeiro afetam os custos agropecuária de forma distintas. Por um lado, a queda no preço da energia pode aliviar as atividades mais intensivas em consumo energético, como sistemas de irrigação, climatização, resfriamento, bombeamento e circulação de água. Por outro lado, a alta dos combustíveis pressiona os custos dentro e fora da porteira, elevando despesas operacionais e logísticas. Além disso, o Banco Central do Brasil indicou na última ata da reunião do Copom, que o corte nos juros (SELIC) deve ocorrer na próxima reunião (março), entretanto, o IPCA caindo menos que o esperado, pode resultar em um corte menor que o desejável na taxa básica de juros.”


Preço dos alimentos no Mundo

O Índice de Preços de Alimentos da FAO - IPFA é um indicador dos preços internacionais de produtos alimentícios calculado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), abrangendo as categorias de cereais, óleos vegetais, carnes, lácteos e açúcar. Em janeiro, o IPFA atingiu média de 123,9 pontos, situando-se abaixo do registrado em dezembro (124,3). De modo geral, observou se queda nos índices de preços de laticínios, carnes e açúcar, compensando a alta verificada nos preços de cereais e óleos vegetais.

Tabela 1. Índice de Preços de Alimentos da FAO (IPFA) Tabela 1. Índice de Preços de Alimentos da FAO (IPFA)

A queda nos preços internacionais da carne suína compensou a estabilidade da carne bovina e a alta nos preços da carne de aves, influenciada pela oferta abundante na União Europeia e pela fraca demanda internacional. O redirecionamento das exportações brasileiras de carne bovina para a China, por meio de compras antecipadas, mitigou a pressão sobre os preços. Já a carne de aves registrou alta, refletindo preços mais elevados no Brasil e demanda externa aquecida. Os preços dos lácteos recuaram pela sétima vez consecutiva, diante da maior oferta e concorrência global, enquanto a expectativa de aumento da oferta mundial pressionou os preços do açúcar.

Já os preços internacionais dos óleos vegetais subiram, refletindo o aumento nos preços dos óleos de palma, soja e girassol, impulsionados pela desaceleração sazonal da produção no Sudeste Asiático e pela forte demanda global por importações; enquanto o óleo de soja subiu devido a menor disponibilidade para exportação na América do Sul e pela forte demanda no setor de biocombustíveis. O aumento nos preços dos cereais, por sua vez, decorreu das fortes vendas de trigo da Austrália e do Canadá, com estabilidade ou queda nos preços internacionais dos demais cerais.

Imagem

Principais quedas de preço no mês de janeiro/2026:

Imagem
Imagem

Principais altas de preço no mês de janeiro/2026:

Imagem
Imagem

Áreas de atuação

Veja também

Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro | 3° Trimestre 2025
Publicações Boletim

Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro | 3° Trimestre 2025

Núcleo Econômico

6 de fevereiro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro Semana 02/02 a 06/02/2026 Edição 02
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro Semana 02/02 a 06/02/2026 Edição 02

6 de fevereiro 2026

Ler publicação
Agropecuária abriu 41.870 empregos formais em 2025
Publicações Caged

Agropecuária abriu 41.870 empregos formais em 2025

Núcleo Econômico e Núcleo de Inteligência de Mercado Núcleo Econômico e Núcleo de Inteligência de Mercado

6 de fevereiro 2026

Ler publicação
Nota Fiscal Fácil - Manual de Orientação ao Produtor Rural
Publicações Manual

Nota Fiscal Fácil - Manual de Orientação ao Produtor Rural

Núcleo Econômico

5 de fevereiro 2026

Ler publicação
Conacarne 2025
Publicações Relatório

Conacarne 2025

Bovinocultura de corte

3 de fevereiro 2026

Ler publicação
Uso de capacete vs. chapéu no trabalho rural
Publicações Nota técnica

Uso de capacete vs. chapéu no trabalho rural

Jurídico

3 de fevereiro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro  Semana 26/01 a 30/01/2026  Edição 01
Publicações Panorama do agro

Panorama do Agro Semana 26/01 a 30/01/2026 Edição 01

2 de fevereiro 2026

Ler publicação
Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia
Publicações Nota técnica

Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia

Relações Internacionais

22 de janeiro 2026

Ler publicação
Replantio da soja pode elevar custos em até 7,4 sacas por hectare
Publicações Campo futuro

Replantio da soja pode elevar custos em até 7,4 sacas por hectare

Cereais, Fibras e Oleaginosas

16 de janeiro 2026

Ler publicação