Logo CNA

Técnicos do SENAR/MS recebem treinamento de gestão e planejamento em negócio rural
Ci0xobzxeaaypafweb 0 143995002015150611741

O programa Negócio Certo Rural foi idealizado em parceria com o Sebrae com objetivo de levar profissionalização na atividade rural

19 de maio 2016
Por Senar

Uma das contrapartidas feitas pela metodologia Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) é que o produtor selecionado para receber a orientação profissional participe de um treinamento oferecido pelo Negócio Certo Rural (NCR). O programa tem objetivo de diagnosticar a situação socioeconômica da propriedade, apresentando proposta de viabilidade do negócio e profissionalização da atividade rural.

Um grupo formado por 50 técnicos de campo que atuam na assistência técnica do Mais Leite e Hortifruti Legal, estão reunidos nos dias 17 e 18 de maio, no auditório do Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa para participar de uma capacitação que irá preparar os profissionais para esclarecer dúvidas e auxiliar no desenvolvimento das ações de planejamento e gestão das propriedades atendidas.

Técnico do Hortifruti Legal, Ciro Renato Vargas Ribeiro

Segundo o coordenador do programa Mais Leite, Francisco Paredes, as informações contribuirão com as orientações dos técnicos de campo que atuam diretamente nas propriedades. “O programa NCR é fundamental para o desenvolvimento do ATeG, pois a partir dele que os nossos técnicos têm acesso ao diagnóstico econômico e social de cada família atendida. É como o trabalho do vendedor, se ele acredita e entende sobre o produto, terá um poder de convencimento muito maior para vender”, argumenta.

Para a gestora do programa NCR no Senar/MS, Pauline Cury, a aplicação conjunta dos dois programas possibilitará resultados ainda mais eficientes no trabalho de campo. “Durante dois dias de curso, os técnicos de campo terão a oportunidade de vivenciar a metodologia do NCR e aplicá-la durante a assistência técnica, contribuindo de forma efetiva na execução das atividades desenvolvidas pelo produtor rural”, destaca.

Reforço na equipe

Um dos mais novos membros do Hortifruti Legal é Ciro Renato Vargas Ribeiro. Ele atenderá produtores de Nova Andradina e Ivinhema e considerou a metodologia do NCR dinâmica e acessível ao setor produtivo. “Os conhecimentos que aprendemos aqui nos darão suporte para ajudar os participantes do ATeG e incentivá-los à profissionalização do negócio”, assinala.

Técnica do Hortifruti Legal, Mariana Palmeiras Andonadi

A agrônoma Mariana Palmeiras Andonadi prestará assistência técnica em Anaurilândia e acredita que o programa será primordial para o desenvolvimento dos produtores familiares locais. “Existem cinco assentamentos com pequenas propriedades na região e as famílias são carentes de recursos e técnicas de manejo. A proposta do NCR suprirá essa deficiência com ações simples como contabilização dos custos e investimentos, além de ensinar o planejamento do negócio. Quando os assistidos começam a visualizar no papel o que estão fazendo, ficam mais seguros e consequentemente se desenvolvem melhor”, explica.

Sobre o NCR

Programa de curta duração (46 horas) desenvolvido em parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural através da capacitação, como foco no empreendedorismo. O Negócio Certo Rural atua orientando e realizando o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado.

Em 2015, o programa alcançou 937 participantes em 759 propriedades de 22 municípios em Mato Grosso do Sul. Foram atendidas 70 turmas de produtores rurais interessados em melhorar os resultados da produção. As capacitações são demandas por intermédio dos sindicatos rurais do Estado.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas