Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC abre inscrições para mais de 460 cursos gratuitos em agosto
CNA IMAGEM PRINCIPAL14

Saiba como foram algumas capacitações realizadas neste mês nos municípios de Xavantina, Guaramirim, Santo Amaro da Imperatriz, São José do Cerrito, Iporã do Oeste, Curitibanos e Irineópolis

21 de julho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Os cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) promovidos mensalmente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), são destaques pela alta procura e pelas avaliações positivas dos participantes. A programação é oferecida gratuitamente, aos produtores e trabalhadores do campo, com a parceria dos Sindicatos Rurais. Para o mês de agosto, as inscrições estão abertas e oferecem mais de 460 cursos em todo o estado.

A programação de julho segue até o fim do mês e as capacitações já realizadas até o momento atenderam plenamente às expectativas dos participantes. Um dos cursos promovidos com sucesso foi o de Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção em Xavantina, no Oeste catarinense. A capacitação, ministrada em parceria com o Sindicato Rural de Seara e com a Secretaria da Agricultura de Xavantina, foi conduzida pelo prestador de serviço em instrutoria, Leonardo de Ataíde. O objetivo foi transmitir conhecimentos e técnicas para operação de tratores e implementos agrícolas de forma correta e segura. Participaram 13 produtores rurais que relataram o quanto os conhecimentos foram importantes para desempenharem a função de forma eficiente e com segurança.

Outro curso foi o de Controle Agroecológico de Pragas e Doenças, realizado no município de Guaramirim, no Vale do Itajaí, em parceria com o Sindicato Rural de Massaranduba. O treinamento foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria, Gilsonei Duarte. O objetivo foi apresentar estratégias para reduzir ou suspender o uso de produtos químicos no manejo de plantas. Foram abordados temas como segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, produtos alternativos aos agrotóxicos, formas adequadas de utilização, segurança: equipamentos de proteção individual; entre outros.

Em Santo Amaro da Imperatriz, na região Sul, um dos cursos realizados com êxito foi o de pães e biscoitos ministrado pela prestadora de serviço em instrutoria, Zuraide Coelho Garcia . A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de São José e visou capacitar para a produção artesanal dos produtos, seguindo as orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene. Os relatos foram significativos e demonstraram satisfação de toda a turma.

Em Iporã do Oeste, no Extremo-Oeste, um dos treinamentos realizados recentemente foi o de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, desenvolvido com a parceria do Sindicato Rural de Itapiranga. A capacitação foi ministrada pela prestadora de serviço em instrutoria, Larissa da Fré. O conteúdo enfatizou no respeito à higiene dos alimentos e dos manipuladores, das instalações e equipamentos, do armazenamento, preparo, distribuição para consumo, controle higiênico-sanitário, entre outros aspectos.

Empresas Rurais - Trabalho em Altura – Norma Regulamentadora (NR 35) foi um dos mais recentes treinamentos realizados em Videira, no Meio-Oeste catarinense. As atividades foram conduzidas pelo prestador de serviço em instrutoria, Ivan Domingues dos Santos, que destacou os principais aspectos da gestão da segurança e da saúde no trabalho em altura. Para auxiliar o produtor rural com relação ao assunto, o Senar também oferece uma cartilha que apresenta os processos mais importantes referentes à NR 35, que se aplica no meio rural, dependendo da atividade que o produtor desempenha, como por exemplo, limpeza em caixa de água, telhado, silos e outros locais de trabalho em altura.

O treinamento de Processamento de Carne Suína está entre os mais procurados pelos produtores e trabalhadores rurais. Uma das edições de julho ocorreu na Casa do Agropecuarista em Curitibanos, na serra catarinense, com a parceria do Sindicato Rural do município. O encontro foi mediado pelo prestador de serviços em instrutoria, Lineu Luiz Surdi . O conteúdo oportunizou aos produtores desenvolverem habilidades para produzir produtos de alta qualidade com foco nas boas práticas de manipulação.

Em Irineópolis, no Norte, uma das capacitações realizadas neste mês foi o curso de Olericultura Básica. A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural do município e da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo foi capacitar o grupo participante para o projeto de horta comunitária da cidade. Parte dessa produção é destinada ao consumo das famílias e outra parte é vendida para a comunidade. As aulas, consideradas um sucesso, foram ministradas pela prestadora de serviços em instrutoria, Bianca Simon .

CURSOS EM AGOSTO

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi , ressalta que as mais de 460 capacitações beneficiarão produtores e trabalhadores rurais que querem aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. Ele explicou que a Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – NR 31; Criação de Bezerras e Novilhas; Processamento de Carne de Frango; Inclusão Digital Rural – Informática Básica 1; Organização da Propriedade Rural – Programa 5s; Programa Especial mulheres em Campo e Produção Caseira de Pães e Biscoitos são alguns dos cursos programados para agosto.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , um dos desafios do Senar/SC é manter o produtor rural preparado para as tendências de mercado e, por isso, a entidade investe fortemente em educação e formação profissional com várias ações para as mais diversas áreas do setor produtivo. “Os cursos de FPR e PS atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor e levam oportunidades que ajudam a fortalecer as atividades do campo”.

Acesse o site e conheça os cursos: https://sistemafaesc.com.br/senar/treinamentos-e-eventos/ . Inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.

Matérias Relacionadas