Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC divulga programação com 240 cursos gratuitos para janeiro
CNA IMAGEM PRINCIPAL6

A lista completa está disponível em: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/

15 de janeiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), divulgou a programação de cursos gratuitos para o mês de janeiro de 2024. A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, faz parte do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) e contempla 240 capacitações. A lista completa está disponível em: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/ .

O objetivo é fomentar a produção de alimentos de forma sustentável e impulsionar o desenvolvimento social no campo. A iniciativa beneficia produtores e trabalhadores rurais que buscam ampliar os seus conhecimentos para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que um dos desafios do Senar/SC é manter o produtor rural preparado para as tendências de mercado e, por isso, a entidade investe fortemente em educação e formação profissional com várias soluções para as mais diversas áreas do setor agropecuário. “Mais um ano se inicia e o Sistema Faesc/Senar-SC reafirma o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio catarinense. Continuaremos a proporcionar oportunidades para os produtores e trabalhadores rurais, para que possam se capacitar e se manter competitivos no mercado”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a formação profissional dos produtores rurais é um pilar fundamental para o setor agropecuário pois contribui para a melhoria da produtividade, da qualidade, da sustentabilidade, da qualificação profissional, da gestão, da informação e da integração dos produtores rurais ao mercado. “Promover qualificação profissional é muito importante para continuarmos na vanguarda do agronegócio e seguir contribuindo para o avanço socioeconômico do estado”, destaca Zanluchi.

CURSOS

A programação contempla cursos como: Turismo Rural - Utilização dos Recursos Naturais; Beneficiamento e Conservação de Pescado; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática; Irrigação - Aplicações, Manejo e Fertirrigação; Cultivo Protegido de Hortaliças; Fluxo de Caixa da Atividade Rural; Tratores e Implementos Agrícolas - Operação e Manutenção; Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos; Artesanato em Tear com Lã de Ovelha; entre outros.

Matérias Relacionadas