Logo CNA

Sistema CNA/Senar lança agro pelo Brasil
Whats App Image 2020 09 18 at 12 00 36

Programa tem o objetivo de conectar diferentes regiões do país para mostrar características e peculiaridades do campo e aproximar produtor da sociedade brasileira pela tecnologia

18 de setembro 2020
Por CNA

Brasília (18/09/2020) – O Sistema CNA/Senar lançou, na sexta (18), a primeira edição do Agro pelo Brasil, programa que conecta virtualmente diferentes regiões do Brasil para troca de experiências, debate de temas de interesse do agro, mostra de exemplos bem sucedidos de produção e apresentação da cultura e da gastronomia do campo.

O evento acontece até sábado (19) e integra, simultaneamente, as cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Salvador (BA) e Juazeiro (BA). Até dezembro serão cinco edições e a ideia é envolver outras Unidades da Federação para mostrar a realidade da produção agropecuária regional.

FOTO JM AGRO PELO BRASIL

Na abertura do evento, o presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, destacou a importância do programa Agro pelo Brasil para aproximar o setor da população brasileira. “Estamos constantemente inovando para levar conhecimento. Esse programa não levará só tecnologia, mas vai percorrer o país buscando o que cada região pode mostrar e interagir com as outras regiões”, disse.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, avaliou que o encontro é uma oportunidade de mostrar “o Brasil que dá certo”, mostrando o potencial produtivo de regiões como Juazeiro, referência nacional na fruticultura e na produção de vinhos. “O agro faz parte da vida do povo baiano. Temos essa vocação”, ressaltou.

Miranda lembrou a importância do agro para a economia baiana, pois o setor responde por 30% da geração de empregos e 20% do Produto Interno Bruto (PIB). “Temos três biomas que permitem a produção durante todo o ano. E o Agro pelo Brasil é uma oportunidade de mostrar o que o produtor baiano tem feito pelo estado e pleitear políticas públicas e medidas que garantam segurança jurídica”.

FOTO HUMBERTO MIRANDA

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, o Agro pelo Brasil é uma oportunidade ímpar para conhecer a realidade de cada região. Em sua fala, ele falou sobre a vocação agropecuária do estado, com a colheita de 27 milhões de toneladas de grãos, além de responder por mais de 80% das exortações e 60% do PIB do estado. “Temos uma economia alicerçada no agronegócio”.

Schreiner disse, ainda, que diante da pandemia, a tecnologia fará cada vez mais parte da rotina do setor para continuar produzindo e garantir a segurança alimentar. “A pandemia nos trouxe ensinamentos e depois dela a segurança alimentar fará estará na pauta mundial”. Ele também destacou o esforço do setor para garantir o fornecimento de alimentos. “Se o trânsito de alimentos tivesse cessado, os países poderiam ter dinheiro, recursos, mas não teriam comida se houvesse paralisação”.

FOTO ZE MARIO AGRO PELO BRASIL

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, explicou que a ideia do evento nasceu por conta da pandemia, que resultou neste ano na ausência de exposições agropecuárias tradicionais em Goiás e na Bahia. Segundo ele, uma das propostas do Agro pelo Brasil é deixar os sindicatos rurais dos municípios envolvidos ativos a partir de uma nova forma de comunicação, por meio da tecnologia.

“Queremos manter os produtores engajados para conhecer missões e projetos. A tecnologia está aí e precisamos dominá-la para que o Sistema CNA/Senar tenha autonomia de comunicação. Como diz o nosso presidente João Martins, precisamos estar na vanguarda. Teremos muitas informações úteis”, afirmou.

FOTO DC AGRO PELO BRASIL

Acompanhe aqui o evento

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
 facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
 facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas