Logo CNA

SENAR/RS leva ações de produção leiteira à Expodireto 2016
Imagesweb1 0 020389002015150612211

Técnicos vão orientar o público sobre importantes pontos da cadeia leiteira, incluindo as Boas Práticas Agropecuárias

9 de março 2016
Por Senar

A produção leiteira será um dos destaques do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS) no estande do Sistema Farsul na Expodireto Cotrijal 2016, em Não-Me-Toque. No dia 10/3, a entidade apresentará uma série de iniciativas voltadas à qualificação do produtor e ao desenvolvimento do setor, um dos mais tradicionais do Estado. As ações são gratuitas e ocorrerão entre as 9h e 17h.

Em formato de talkshow, serão realizadas quatro oficinas técnicas, duas oficinas gastronômicas e uma palestra. Através das ações, o SENAR exibirá uma amostra dos cursos oferecidos no RS em parceira com Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Durante a programação, técnicos da entidade irão orientar o público sobre importantes pontos da cadeia leiteira, incluindo as Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Uma das questões abordadas será a gestão da propriedade rural, que inclui a relação custo x produção x benefício. A proposta é evidenciar a importância do leite como produto de qualidade que pode fazer a diferença nos negócios do campo, especialmente para agricultura familiar.

Outro tema previsto para o dia é a nutrição animal. O visitante irá receber informações sobre a alimentação mais indicada ao gado leiteiro, objetivando melhor produtividade. A armazenagem de alimentos, conhecida como silagem, também será abordada pelos técnicos. A medida é uma alternativa para períodos de seca, que implica na redução de custos ao produtor.

A morfologia das vacas leiteiras e a qualidade do leite são outros assuntos previstos para pauta das oficinas. Já o Momento X da Questão, palestra comandada por um especialista convidado, irá abordar a cadeia do leite e seus processos. Haverá ainda as oficinas gastronômicas, que irão trabalhar pratos feitos a partir do leite. Na cozinha montada no palco central do estande, serão apresentadas as receitas de cheesecake de goiabada e mousse de iogurte com farofa de aveia.

Programação - 10 de março

9h - Oficina Técnica - Escore condição corporal em vacas leiteiras
10h - Oficina Técnica - Qualidade do leite
11h - Momento X da Questão - Palestra sobre a Cadeia do Leite
12h - Oficina Gastronômica
14h - Oficina Técnica - Morfologia de vacas leiteiras
15h - Oficina Técnica - Nutrição: tamanho de partícula / taxa de pesagem
16h - Oficina Gastronômica

Assessoria de Comunicação do SENAR/RS
www.senar-rs.com.br

Matérias Relacionadas