Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos no setor agropecuário
Senar jovem equinocultura

Inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de dezembro  

18 de outubro 2023

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) está com inscrições abertas para o curso profissionalizante gratuito do Programa Senar Jovem nas cadeias de Avicultura, Aquicultura, Equinocultura, Gestão e Supervisão da Atividade Agropecuária, Bovinocultura de Corte, Plantas Ornamentais, Assistente em Zootecnia, Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Grãos. As aulas começam no dia 03 de fevereiro de 2024, com aula inaugural durante o Sealba Show 2024. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de dezembro.

O Senar Jovem tem como principal objetivo qualificar a mão de obra dos jovens agricultores, filhos de trabalhadores rurais e pessoas interessadas em trabalhar no Agro, formando profissionais habilitados nas principais áreas do setor agropecuário, como assistente agropecuário, possibilitando que atuem como empreendedores em sua propriedade ou na gestão das fazendas de terceiros.

“Desde 2019, o Senar vem qualificando esses jovens com idade entre 16 e 30 anos e garantindo oportunidade de emprego, muitos, após mostrarem competência, já saem empregados em propriedades que, por vezes, já foram visitadas durantes as aulas práticas.”, explica a coordenadora pedagógica do Senar Sergipe, Carla Aparecida.

Em uma das visitas do curso de equinocultura, ao Haras FL em Lagarto/SE, o empresário Fábio Libório, já procurou indicação de um dos jovens. “O Agro está muito carente de mão de obra especializada e o Senar vem a somar, para que tenhamos em nossas fazendas pessoas qualificadas”, reforça.

Johne Medeiros é assistente agropecuário em equinocultura e foi um dos alunos do Senar Jovem, que conseguiu um emprego após finalizar o curso do Senar. “Esse curso proporcionou uma grande mudança em minha vida, abriu portas para uma vaga de emprego no Haras Fábio José, onde hoje estou atuando”, enalteceu grato o ex-aluno.

Curso Profissionalizante

O curso será ministrado na modalidade híbrida (remota e presencial), com carga horária de 400 horas e duração prevista de 9 meses, aulas teóricas on-line em dois dias na semana no período noturno com duração de 4 horas, além das aulas aos sábados em fazendas, onde aprendem na prática o conteúdo teórico.

Inscrição

Para fazer a inscrição, acesse o link e escolha o curso e município. Para mais informações sobre o curso, entre em contato o Agente Mobilizador da Sala do Produtor Rural mais próxima, que ofertará o Senar Jovem.

São Cristóvão - Avicultura

Nossa Senhora do Socorro – Aquicultura

Propriá – Aquicultura

Itabaiana – Equinocultura

Itaporanga – Gestão e Supervisão da Atividade Agropecuária

Nossa Senhora das Dores – Bovinocultura de Corte

Boquim – Plantas Ornamentais

Indiaroba – Assistente em Zootecnia

Nossa Senhora Glória – Bovinocultura de Leite

Ascondir (Neópolis) - Fruticultura

Simão Dias - Grãos

Matérias Relacionadas