Logo CNA

Tocantins

SENAR retoma a realização de cursos de qualificação no estado
1414

6 de outubro 2020

Por: ASCOM FAET/SENAR TOCANTINS

O SENAR retomou no mês de setembro a realização dos cursos de qualificação rural no estado. Durante o mês várias turmas de trabalhadores e produtores rurais foram capacitados nos seguintes municípios: Caseara, Mateiros, Araguatins, Gurupi, Araguaçu, São Miguel e Lagoa da Confusão. Os cursos que estavam suspensos desde o início da pandemia foram retomados seguindo todas as recomendações de segurança e saúde, entre elas: quantidade reduzida de alunos, preparação dos locais com higienização adequada, desinfecção das superfícies das salas e espaços de treinamento e entrega de máscaras e álcool 70% para todos os participantes.

Antes do treinamento, os instrutores reforçam aos participantes as medidas preventivas no combate ao covid-19. Os cursos realizados foram: Operação e Mapeamento de áreas agrícolas com uso de Drones, Operação e Manutenção de Tratores agrícolas, NR 31.8 – Aplicação de Agrotóxicos, NR.33 – Espaço confinado, Inseminação Artificial para bovinos, Doma Racional de Equídeos e Produção de Doces, conservas, compotas e frutos cristalizados.

Em Araguaçu, no curso de Drone, o produtor rural Adonias Simão, ressaltou que o curso superou suas expectativas: “No curso do SENAR aprendi que com o avanço da tecnologia, o uso do Drone para fazer mapeamento é de grande importância para nós produtores rurais, porque facilita o levantamento de dados, que serão processados e analisados, fornecendo informações seguras sobre diversas situações", ponderou.

Em Caseara, no curso de NR 31.8 – Aplicação de Agrotóxico, o trabalhador rural Samuel Dias explicou sobre os pontos que mais chamaram atenção no treinamento: “O curso do SENAR/TO trouxe mais conhecimento sobre organização, meios de aplicação dos defensivos agrícolas, principais sinais de intoxicação, primeiros socorros e principalmente como usar os equipamentos de proteção melhorando a nossa segurança”, enfatizou.

Matérias Relacionadas