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SENAR nas Nuvens: ferramenta vai proporcionar mais eficiência na gestão de informações
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SENAR quer facilitar os processos realizados pelas Administrações Regionais em todo o Pa&ís

21 de março 2016
Por Senar

A informática veio para somar nosso dia-a-dia e facilitar a rotina de trabalho. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolveu, em parceria com uma empresa especializada, o SENAR nas Nuvens, uma ferramenta de gestão de informações criada para auxiliar as Administrações Regionais nos processos da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). Atualmente, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Ceará utilizam o SENAR nas Nuvens.

De acordo com a assessora técnica do projeto, Patrícia Machado, com essa ferramenta, todos os agentes envolvidos nos processos da Formação Profissional Rural e da Promoção Social, que são mobilizadores, instrutores, supervisores e equipe técnica ficam responsáveis diretamente por cada etapa, desde a solicitação das demandas pelos sindicatos e elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT) à conclusão do treinamento e certificação dos participantes ou do evento realizado pela Regional. Com isso, será possível levantar, com facilidade, os quantitativos do SENAR em todo o País.

“O SENAR nas Nuvens é a chance que a Administração Regional tem para organizar o processo de FPR e PS, descrito na Série Metodológica, envolver e comprometer todos os agentes e parceiros, e, assim, garantir maior acompanhamento e controle das informações, além de maior qualidade na formação profissional rural e promoção social que a instituição oferece”, explica.

A atualização do SENAR nas Nuvens é diária, o que facilita o registro e a busca de informações para a elaboração de relatórios, por exemplo. A ideia é que ao implantar e utilizar a ferramenta, a Regional deixe de usar o GAS – Gestão de Atividades do SENAR, onde o registro é feito a cada quatro meses. “As etapas ficam mais transparentes e o processo tende a fluir de forma mais organizada e com possibilidade de maior controle e garantia de qualidade”, lembra Patrícia Machado.

Além dos cinco estados citados, outras sete Administrações Regionais estão com o sistema em fase de implantação e/ou ajustes como é o caso do Espírito Santo, que recebeu na última semana o treinamento de implantação, ministrado pela empresa responsável pelo sistema, com a participação de uma assessora do SENAR. Bahia, Maranhão, Amazonas, Tocantins, Sergipe e Distrito Federal serão os próximos estados a receber apoio técnico para utilização e preenchimento corretos das informações.

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