ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

SENAR Minas e entidades reúnem-se para pensar novas ações para juventude rural
20170302141108 fileid reuniao mesa interna 0 16248000 1515060980

A ideia é; criar oportunidades que viabilizem a permanência do jovem no campo

3 de março 2017
Por Senar

Os jovens do meio rural mineiro podem estar próximos de ganharem mais alternativas para se capacitarem e permanecerem em suas propriedades: SENAR Minas e outras três entidades reuniram-se na sede do SENAR, em Belo Horizonte, para pensar como atuarem juntas para criar projetos para esse segmento.

Junto ao superintendente Antônio do Carmo Neves, estiveram Helena Silva, da Emater; Marilene Faustino, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Minas Gerais (Fetaemg); e Arthur Lopes, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). Segundo Antônio do Carmo, esta ainda é uma primeira reunião entre as entidades.

É consenso entre os participantes que a juventude no meio rural demanda ações que viabilizem sua permanência – e a de suas famílias – no campo, com assistência adequada para serem bem-sucedidos. Para Arthur Lopes, “a pauta da juventude está muito forte e o momento é propício para ações”, apesar do governo estadual esbarrar na falta de recursos para atender a todas as demandas que chegam.

O superintendente do SENAR Minas apresentou o Programa Sucessão no Campo, sua estrutura e o que ele já alcançou até hoje para os participantes, e as entidades discutiram sobre as iniciativas que elas já possuem para sucessão familiar rural. Todos possuem ações que já estão em andamento e outras em planejamento. Um desafio levantado na conversa é a necessidade de prover outros atrativos para o jovem permanecer no campo, como lazer, cultura, interação social.

Durante a reunião, as entidades avaliaram montar juntas um projeto detalhado para, cada uma dentro de sua competência, mas trabalhando de forma integrada e complementar, levar uma formação mais sistêmica ao jovem rural. Por hora, Antônio do Carmo convidou a todos para conhecerem os programas e cursos do SENAR Minas e avaliarem como eles se encaixam em suas necessidades e disse ter interesse em conhecer melhor os projetos de cada envolvido e como eles se complementam.

Para o superintendente do SENAR Minas, mesmo a conversa estando ainda no começo, já há um entrosamento grande entre as entidades que pode resultar em algo positivo: “Acho interessante e importante que todos que estão aqui sentiram que existe uma complementaridade de ações entre as instituições e que se a gente conseguir montar um programa de atuação conjunta, a nossa atuação junto com o jovem vai ser muito mais efetiva”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 www.senarminas.org.br