Logo CNA

Programa do Senar melhora desempenho escolar de adolescentes no campo
A arte de ser adolescente

Conteúdo apresentado no curso ajudou na hora de fazer a prova do Enem, porta de entrada para muitas universidades do país

30 de abril 2021
Por Senar

Brasília (30/04/2021) O programa “A Arte de Ser Adolescente”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas), tem ajudado os jovens, de forma gratuita, a descobrir novos hobbies, estudar e se preparar para os desafios da vida.

No município de Piumhi, o programa é realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais da região e a Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e a Adolescência de Piumhi (APROMIP).

No curso, são abordadas noções de valores pessoais, empatia, perdão, além de alterações psicológicas, hormonais e fisiológicas. “Eu aprendi que cada geração tem seus problemas, não só a minha. Comecei a entender os mais velhos, meus pais, meus tios, meu irmão. O curso abre sua mente sobre as pessoas, te faz entender que todas têm problemas, não só você”, disse o estudante do ensino médio, Marcos Soares.

O conteúdo “doenças mentais”, de um dos módulos, foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A prova é a porta de entrada para muitas universidades do país.

“O curso nos trouxe um conhecimento muito grande sobre o tema, que não é tão comentado na sociedade. Quando eu vi a redação fiquei muito segura, tranquila, pois já tinha um grande embasamento sobre o assunto”, afirmou a estudante do ensino médio, Ana Laura Alves Silva.

Já a aluna do terceiro ano Ester Freitas Vaz disse que o tema foi um dos mais marcantes do curso do Senar. “Foi um dos conteúdos que eu melhor extraí. Para fazer a redação eu usei como tese a falta de informação, que é um fator predominante. As pessoas não têm informações sobre as doenças mentais”.

A instrutora do Senar Minas, Solange Palmeira, explica que, em meio à pandemia, falar sobre saúde mental e processos emocionais na adolescência são muito importantes. “Ninguém quer falar de doença, de transtorno. Mas na redação do Enem é muito pertinente, porque estamos vivendo um momento complicado. Muitas pessoas estão com depressão, com dificuldade em lidar consigo mesmas, com os problemas”.

Programa senar minas

O programa “A Arte de Ser Adolescente” também conta com um módulo de empreendedorismo para preparar os adolescentes para o futuro profissional. “O objetivo é ensinar esse jovens a escrever as metas da vida e fazer um plano de mudança pessoal, que é muito importante. São questões da juventude que às vezes os pais e a escola não abordam”, disse Solange.

Segundo a gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Senar Minas, Liziana Rodrigues, o programa serve como instrumento para reduzir as desigualdades sociais entre os jovens.

“Os jovens do campo e de comunidades mais vulneráveis nem sempre têm as mesmas informações e oportunidades que os da cidade. E as mudanças que ocorrem na fase de crescimento, quando eles têm esse conhecimento e entendem esse processo, eles conseguem ter um desempenho melhor”.

Para a presidente da APROMIP, Tatiana Almada, a iniciativa é importante para melhorar o desempenho intelectual dos adolescentes da comunidade. “Esse curso traz uma bagagem muito linda porque aborda diversos temas sobre a adolescência. A gente observa os jovens chegando calados e saindo comunicativos. O autoconhecimento e saber lidar com as emoções eles vão levar para o resto da vida”.

Os cursos do Senar ajudam na formação intelectual e emocional dos estudantes, além de ser fundamental na produção agropecuária e na economia dos municípios.

“Isso agrega valor à produção da nossa região e valoriza esse Portal da Serra da Canastra, que representa uma gama de cidades. Nossa economia cada dia se fortalece mais”, destacou o prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz.

Assista a reportagem do programa Nosso Agro:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas