Logo CNA

SENAR capacita “Marias Artesãs” em Patos de Minas
Senarminas1 0 19015600 1515060983

Grupo de artes já produziu peças que decoram ambientes por toda parte, até mesmo no exterior

20 de fevereiro 2017
Por Senar

Elas são reconhecidas na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, pela arte que produzem com as mãos. As “Marias Artesãs” formam um grupo há 15 anos e nesse tempo elas já fizeram peças que decoram ambientes por toda parte, até mesmo no exterior. Mas, aqui, cai bem aquele velho ditado: aprender nunca é demais.

As “Marias” estão comemorando o aprendizado no curso de Artesanato com Fibras Naturais Flexíveis, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

Ao todo, 11 integrantes do grupo participaram do curso, que alia teoria e prática. “Além da produção das peças utilizando técnicas diferentes, elas também aprendem sobre empreendedorismo, para que possam vender bem os produtos e aumentar a renda familiar”, detalha o artesão e instrutor do curso, Romero Duarte.

Foi a primeira vez que Maria Salete Silva fez artesanato com fibra de bananeira. “Não foi fácil. Além do material, as técnicas utilizadas também foram inéditas para mim. Mas valeu a pena, as peças ficaram lindas e me sinto mais profissional agora”, revela a artesã.

A coordenadora das “Marias Artesãs”, Marialda Coury, agradeceu ao SENAR e ao Sindicato Rural pelo aprendizado ofertado ao grupo. “Estou pensando até em criar um novo grupo: o “Marias de Fibras” para se dedicarem especialmente às práticas aprendidas nesse curso”, conta otimista.

História

Em 2017 o projeto “Marias Artesãs” completa 15 anos de existência. Tudo começou em 2002 com a fiação de algodão e, de lá pra cá, o grupo ficou conhecido pelas belíssimas produções em palha de milho, fibra de bananeira e fibra de coqueiro. Há uma década e meia as Marias se reúnem três vezes na semana para confeccionar seus objetos, que são comercializados posteriormente em feiras e exposições e no Memorial do Milho.

Para comemorar, a Fundação Casa da Cultura do Milho e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas já estão preparando uma programação especial com a participação das Marias na Fenamilho 2017.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas