Logo CNA

Mato Grosso

Moradoras de Guarantã do Norte conquistam renda extra após capacitação
08 24 ago caso de sucesso derivados de leite guaranta do norte aluna maura 9

Após cursos, Maura e Rosa melhoraram a renda e a qualidade de vida.

30 de agosto 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Foto: Maura Alves durante cursos

Além de morarem na mesma cidade: Guarantã do Norte, Maura Alves, 36, e Rosalina Laurentino da Silva, 51, têm outros pontos em comum. Elas desenvolveram novas habilidades e rendas extras após cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural do município.

Curso de derivados de leite feito por Maura

No Sítio Nascer do Sol, Comunidade Nova Conquista II, Maura é produtora de leite e aprendeu a aproveitar a matéria-prima da propriedade para começar a ganhar dinheiro com doces, bolos e pães. Na panificadora da associação, ela e a cunhada produzem doce de leite cortado e pastoso, bolos de milharina, mandioca, fubá e chocolate, receitas aprendidas nas capacitações.

“Antes eu via a minha mãe fazer, mas eu não sabia as técnicas. Foi após os cursos do Senar que aprendi de verdade. Depois que a gente aprende, a gente começa a fazer por diversão”, destaca Maura que comercializa seus produtos às quartas e aos domingos, na Feira do município.

Para Rosalina Laurentino, mais conhecida como Rosa, além de uma renda extra, o conhecimento serviu de apoio emocional. Diagnosticada com depressão, Rosa encontrou no artesanato um hobby para ajudá-la. “Eu faço artesanato já há 30 anos, mas foi nas bonecas que eu me encontrei. Amo produzi-las e isso me ajuda muito emocionalmente”.

Boneca produzida por Rosa

O primeiro curso foi há oito anos e desde então foram três treinamentos todos nesta área. “A cada vez que eu faço, eu me aperfeiçoo mais. Já aprendi a fazer bonecas articuladas, embutidas, um formato que elas ficam em pé, assim vou me desenvolvendo a cada dia”, destaca.

Apesar de não viver da renda das bonecas, Rosa passa o dia todo focado na produção das peças. “Já avisei minhas amigas que só pego no telefone uma vez pela manhã e outra na parte da tarde. No restante do tempo eu fico concentrada nas bonecas para dar conta das encomendas e para passar mais tempo com esse hobby que tanto me faz bem”, explica.

Cursos – Para o presidente do Sindicato Rural de Guarantã do Norte, Ademir de Freitas, a instituição tem dado suporte a pequenos, médios e grandes produtores. Com a aproximação, bons frutos têm sido alcançados. “O Sindicato é a casa do produtor rural e sempre que eles têm dificuldades, nos procuram. Estamos trabalhando de mãos dadas com os produtores e ouvido boas histórias de como o conhecimento tem ajudado as famílias do nosso município”, destaca.

Os interessados em fazerem cursos em Guarantã do Norte devem entrar em contato com o Sindicato Rural do município, por meio do telefone: 66 98436-5126. O endereço é na Rodovia BR 163, km 725, anexo ao Parque de Exposição.

Matérias Relacionadas