Logo CNA

Mato Grosso

Curso ensina comunidade rural a aproveitar couro bovino
04 24 abr curtimento e conservacao de couro bovino 1

Eles solicitaram a capacitação para aproveitarem a matéria-prima e diversificarem a renda

14 de junho 2023

Por: Comunicação/ Senar-MT

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Em Paranaíta, membros da Cooperativa Mista de Produtores do Assentamento São Pedro tiveram uma ideia para aproveitar toda a matéria-prima bovina. Eles solicitaram o curso de Curtimento e Conservação do Couro Bovino, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural e realizado no mês de maio.

A iniciativa foi do produtor Diemerson Júnior da Silva após ele fazer o cálculo da quantidade de material que era desperdiçada. “Pelo menos um animal é abatido para consumo próprio em cada um dos 700 lotes do assentamento. Sendo assim, cerca de 700 peças de couro bovino eram descartadas”, explicou.

O curso ensinou técnicas para que os moradores pudessem aproveitar a pele do animal. “Começamos a analisar que esse descarte poderia ser utilizado e, por isso, solicitamos o curso para aprender como aproveitaríamos”, destacou. Mesmo após a conclusão da capacitação, os participantes continuaram se revezando para conservar as peças. “Com o conhecimento e com a ajuda do instrutor conseguimos dar continuidade à conservação das peças que foi iniciada durante o treinamento”, explicou.

De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Maurinho Costa, a técnica é de suma importância principalmente para pequenos produtores rurais. “Na maioria das vezes, o couro se perde, pela falta de conhecimento sobre a sua conservação e curtimento. Ele é uma matéria-prima valiosa e se o produtor ou trabalhador souberem conservar, poderão comercializar o produto, confeccionar artigos e ampliar a renda”, destaca.

Opções de capacitação – Além do curso de Conservação e Curtimento do Couro Bovino, o Senar-MT e os Sindicatos Rurais também ofertam o curso de confecção de artigos de montaria, confecção de arreio com couro bovino e confecção de arreio banana. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município.