Logo CNA

Senar apresenta ações de promoção social na Câmara
Romulo dr sbu

Fórum debateu políticas para saúde do homem. Instituição já realizou mais de 33 mil exames de PSA e 13 mil exames de toque para diagnosticar câncer de próstata no campo

20 de novembro 2018
Por Senar

Brasília (20/11/2018) – As iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltadas para a promoção da saúde masculina no campo foram apresentadas durante o XI Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. O evento foi promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara dos Deputados, nesta terça (20).

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Fontes, mostrou a estrutura organizacional e a capilaridade da instituição presente nos 26 estados e Distrito Federal.

“Atendemos mais de 1,6 milhão de pessoas por ano nas áreas de promoção social. Entre as atividades, levamos conhecimento e a oportunidade de realização de exames preventivos para homens e mulheres do campo”, declarou.

Deimiluce explicou que a parceria firmada entre o Senar e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em 2016, para a execução do programa de saúde do homem possibilitou a realização de mais de 25 mil palestras, 33 mil exames de PSA e aproximadamente 13 mil exames de toque retal para detecção de câncer de próstata e de pênis.

A coordenadora destacou também a parceria com as secretarias municipais de saúde, que atuam no tratamento curativo.

Para a produção de material didático que dá suporte para as palestras, o Senar conta com a parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida. As instituições produziram informativos sobre a saúde de pele, saúde do coração e pulmão.

De acordo com a diretora a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andrea Barbosa, as ações possibilitam o acesso do homem do campo à saúde.

“Inicialmente acreditávamos que haveria resistência, mas os homens do campo querem esse atendimento e realizam os exames de prevenção. Eles apenas não têm acesso facilitado”. A aproximação da iniciativa privada e governo é fundamental para que o Senar cumpra a missão na área de saúde’, destacou.

O consultor de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, foi um dos expositores e falou sobre a utilização de defensivos agrícolas. “Para o uso seguro dos defensivos nos alimentos é preciso adquirir o produto que passou pelo crivo da análise do governo federal e usar da forma recomendada pelo corpo técnico”, concluiu Minaré.

Em sua fala, o presidente da SBU, Rômulo Maroccolo Filho, pontuou os desafios da assistência à saúde da população rural, evidenciando que a parceria com o Senar possibilita o acolhimento a essas pessoas.

“É emocionante chegar aos locais e perceber como as pessoas ficam satisfeitas em ter o atendimento oferecido pelo programa especial saúde do homem. Esse cuidado é uma das proposições da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”, observou.

Também participou do evento o médico urologista Dr. Mário Ronalsa Brandão Filho.


Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas