Logo CNA

Sanidade de animais aquáticos é tema de discussão na OIE
40069519112 6e13520a22 z

CNA acompanha debate na Assembleia Geral da organização, em Paris

29 de maio 2019
Por CNA

Brasília (29/05/2019) – A Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) discutiu na quarta (29) a sanidade dos animais aquáticos e o crescimento do setor aquícola no mundo.

A coordenadora de Sanidade Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, afirmou que o Brasil tem grande potencial aquático e pode ser uma das apostas para suprir o mercado, porque segundo a OIE, o cultivo de pescado é a atividade que irá alimentar o mundo em 2030.

“Para isso é importante investir em sanidade, estudos epidemiológicos, diagnósticos precoces e planos de contingência eficientes. A CNA tem trabalhado para isso na Comissão de Aquicultura, ao desenvolver ações e apoiar iniciativas do governo e do setor privado com intuito de vencer os desafios da atividade como licenciamento ambiental, sanidade e comercialização do pescado.”

Além da Comissão Nacional, a atuação da CNA se estende a fóruns, comissões temáticas, grupos de trabalho e à Câmara Setorial de Produção e Indústria de Pescados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"Atuamos para manter o Aquacen, maior laboratório de análise de animais aquáticos do País, fizemos duas cartilhas sobre biosseguridade sanitária e doenças aquáticas e patrocinamos um ano de análises laboratoriais do programa de Alevinos Monitorados do Mapa para análise sanitária dos alevinos brasileiros”, ressaltou Lilian.

Discussão sobre alterações no código de animais terrestres.

Discussão sobre alterações no código de animais terrestres.

A coordenadora também participou das discussões sobre alterações no código de animais terrestres. No debate foram apresentadas melhorias para o texto de vigilância adaptando as normas para cada enfermidade. Lilian afirmou que as propostas serão votadas amanhã (30) e apresentadas na reunião anual da Comissão Técnica do Código Sanitário Terrestre em setembro.

Os debates na 87ª edição da Assembleia Geral da OIE seguem até sexta-feira (31) com a participação de delegados de 182 países membros. O Brasil é representado pelo Ministério da Agricultura.

Para acessar o material técnico elaborado pela CNA, acesse: Cartilhas Aquicultura .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte