Logo CNA

CNA acompanha debate sobre impactos da febre aftosa na economia mundial
Whats App Image 2019 05 28 at 04 50 42

Painel da Assembleia Geral da OIE tratou do tema nesta terça (28)

28 de maio 2019
Por CNA

Brasília (28/05/2019) – O impacto econômico mundial provocado pela febre aftosa pode chegar a US$ 20 bilhões e o custo para o controle da doença é de US$ 1,7 bilhão, apontam dados apresentados na terça (28), na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris.

O painel sobre o tema teve a participação de representantes de organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial do Comércio (WTO) e OIE.

A coordenadora de Sanidade Animal da CNA, Lilian Figueiredo, acompanhou os debates e destacou o trabalho do Brasil para se tornar País livre da doença.

“Não temos mais a enfermidade desde 2006 e estamos fazendo um plano estratégico para retirar totalmente a vacinação”, explicou. “Os custos que o Brasil tem hoje com aftosa é para o País chegar ao status de livre sem vacinação”, afirmou Lilian.

A coordenadora de Sanidade da CNA destacou que também foi apontada no painel a necessidade de se ter dados concretos e confiáveis sobre o impacto econômico e social de doenças animais. “Isso influencia no poder de decisão, no direcionamento das ações de sanidade.”

Jonathan Rusthon, da Global Burden of Animal Disease (FAO), afirmou que “os animais são parte fundamental da sociedade. Melhorando a saúde animal, melhoramos a saúde humana”.

Debate sobre resistência a antimicrobianos.

Debate sobre resistência a antimicrobianos.

À tarde, Lilian participou da reunião do grupo ad hoc sobre resistência a antimicrobianos. O resultado foi a recomendação do controle do uso de antimicrobianos de importância em saúde humana na produção animal.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Lilian Figueiredo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas