Programa Mais Produção é destaque em reunião do Conselho de Representantes da Faema
Iniciativa atende mais de 1.500 produtores com ATeG do SENAR
Os sindicatos de produtores rurais filiados à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (FAEMA) participaram, essa semana, da I Reunião Ordinária do Conselho de Representantes deste ano. O encontro foi marcado pela presença do secretário estadual da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, que ministrou uma palestra sobre a parceria com o Sistema Faema/SENAR-MA para a efetivação do Programa Mais Produção, que atende atualmente 1.550 produtores rurais com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias produtivas de carne e couro, arroz, aquicultura, hortifruti e leite.
“É uma satisfação estar aqui falando com vocês sobre a parceria que tem desenvolvido um leque de ações por meio do SENAR, que com sua expertise, tem capacitado técnicos, e atendido produtores nas cinco cadeias que integram a parceria entre esta entidade e o Governo do Estado”, destacou.
O ponto principal da reunião foi a discussão acerca da PL nº 6.787/2016 que propõe o fim do recolhimento compulsório da Contribuição Sindical de acordo com a Reforma Trabalhista proposta pelo Governo Federal. Outros pontos em destaque que, se configuram como de grande importância para a categoria, foram o lançamento da Contribuição Sindical Rural, Pessoa Física/2017, a regularização dos Sindicatos – exigência do Ministério do Trabalho e, finalmente, a PEC nº 287, que diz respeito ao Funrural (contribuição social que deve ser paga pelo produtor rural sobre o valor total de suas receitas).
Os pontos apresentados pela Diretoria da Federação suscitaram diversas manifestações pelos representantes sindicais, que participaram com perguntas, sugestões e contribuições as mais diversas possíveis, todas com o intuito de contribuir para o fortalecimento do Sistema.
Na sequência, foram apesentadas pelo superintendente do SENAR-MA Luiz Figueiredo as ações no âmbito da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), em consonância com as entidades sindicais, bem como os projetos que envolvem a ATeG – ABC Cerrado, Mais Produção e Abacaxicultura. “Precisamos vender a ideia de que o SENAR é integrante do sistema e o Sindicato é que impulsiona o desenvolvimento do setor rural”, ressaltou Figueiredo.
Reforçando as palavras do superintendente, Ronaldo Vieira, membro do Sindicato dos Produtores Rurais de Peritoró, disse que a discussão sobre as alterações na Contribuição Sindical não vai reduzir o potencial da entidade. “Ao contrário. Vai aumentar, até porque o produtor rural cada vez mais se conscientiza que a entidade representativa é necessária para a sua subexistência e para a defesa dos interesses coletivos", frisou, destacando a forte parceria do SENAR com todos os sindicatos afiliados ao Sistema Faema/ SENAR-MA.
Assessoria de Comunicação Sistema Faema/ SENAR-MA
senar-ma.org.br