Logo CNA

Sergipe

Produzir + Senar: pequenos produtores rurais melhoram produção por meio do programa
Produzir senar foto ascom senar

O programa atendeu 40 produtores do município de Tobias Barreto durante um ano

30 de outubro 2023

Em um ano, no distrito de Monte Coelho, município de Tobias Barreto, o Produzir + Senar beneficiou 40 produtores das cadeias produtivas do leite, corte, caprinocultura, suinocultura, ovinos, mandioca, milho e feijão. Aumentando a sua produção por meio de técnicas de melhoramento da sanidade e suplementação dos animais e, consequentemente, reduzindo o índice de mortalidade dos rebanhos. Os resultados do programa foram apresentados na última sexta-feira, 27.

Além dos resultados alcançados por meio do Produzir + Senar, o encontro contou com uma palestra sobre a suplementação animal, ministrada pela zootecnista Shirley Ávila. Na ocasião, a importância que a suplementação contínua tem para a manutenção da saúde dos animais e como isso impacta na produtividade deles foram assuntos discutidos.

“Muitas vezes, eles achavam que não se encaixavam em nenhum programa pela limitação econômica e diária. Mas quando atendidos, se sentem gratificados por estarem tendo essa atenção na produtividade e auxiliando também no complemento da sua renda”, relata a zootecnista Shirley Ávila sobre a impressão dos produtores em relação ao programa.

José Hilton Lima é um dos produtores de ovinos que foram atendidos, durante um ano, pelo Produzir + Senar e conta que o programa foi importante para sua vida: “Graças a Deus, a nossa criação de ovelhas mudou através do Senar. A gente vai trabalhar para melhorar ainda mais. Por enquanto, já encerrou esse treinamento, mas no próximo ano, se Deus quiser, a gente vai continuar com esses técnicos, sempre ajudando a melhorar as nossas criações”.

Na oportunidade, os resultados da ATeG em Ovinocaprinocultura também foram apresentados. A apresentação, que foi conduzida pelo técnico de campo Marcos Felipe, mostrou os detalhes dos resultados obtidos durante dois anos e contemplou os produtores que mais se destacaram com troféus.

Outros encontros também aconteceram ao longo desta semana. Na quarta-feira, 25, no município de Nossa Senhora do Socorro; na quinta-feira, 26, em Indiaroba; e hoje em Itaporanga d’Ajuda.

Produzir + Senar

O programa Produzir + Senar tem como objetivo aumentar a rentabilidade dos produtores rurais de pequeno porte por meio de capacitação continuada, que ocorre através de visitas mensais dos agentes de campo às propriedades. Além de, duas vezes ao mês, disponibilizar plantões previamente agendados com os agentes especializados na Sala do Produtor Rural de cada município.

Matérias Relacionadas