Logo CNA

Produtores de banana aprimoram técnicas de cultivo em Estrela do Indaiá (MG)
20170717152441 fileid banana 0 interna 0 859415002015150609011

Adubação, controle de doenças e pragas, desbaste, desfolha, despistilagem e ensacamento são alguns dos assuntos abordados

18 de julho 2017
Por Senar

Produtores de banana em Estrela do Indaiá, na região Central de Minas Gerais, não sabiam mais o que fazer: a produtividade, ao invés de aumentar, estava diminuindo. Doenças e pragas se alastravam pelos bananais. Quando tudo parecia perdido, o curso de Cultivo de Banana, ofertado pelo SENAR Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Estrela do Indaiá, reanimou o grupo.

O curso tem duração de cinco dias e, entre outros temas, aborda técnicas específicas para o cultivo de banana, como por exemplo, adubação, controle de doenças e pragas, desbaste, desfolha, despistilagem, eliminação da última penca de banana, e ensacamento do cacho.

“Esses produtores tinham bananais tomados por doenças e pragas, e nem sabiam disso. A cada dia do curso, eles se surpreendiam com uma nova técnica. Agora farão um cultivo mais eficiente, vão aumentar a produtividade e a qualidade das bananas que produzem”, destaca a engenheira agrônoma e instrutora Christianne Corrêa.

Geraldo Belo decidiu voltar às raízes após longo período na capital Belo Horizonte. Deixou o meio urbano para voltar a morar na fazenda. Hoje, produz banana apenas para o consumo da família, mas após o curso, quer investir na atividade. “Notei que pode ser um negócio lucrativo, desde que bem planejado e executado de forma correta”, revela.

“Vale destacar que nesse curso tratamos do cultivo orgânico de banana, passamos aos participantes técnicas totalmente livres de contaminação química, principalmente sem uso de defensivos”, completa a instrutora.

Amélia Gontijo, que já comercializa banana na cidade, espera avançar mais a partir de agora. “Aumentei meu conhecimento, aprendi inúmeras novas técnicas de cultivo, e acredito que será um negócio mais rentável, podendo até gerar mais empregos”, conta, animada.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br