Logo CNA

Primeiro encontro estadual do CNA Jovem é realizado na Bahia
Abreba 0 380740002015150611911

Evento, promovido pelo Sistema FAEB/SENAR Bahia, aconteceu no último final de semana

19 de abril 2016
Por Senar

Com o objetivo de aproximar ainda mais os jovens baianos pré-selecionados para o programa CNA Jovem com o setor agropecuário, o Sistema FAEB/SENAR Bahia realizou nos dias 16 e 17 de abril, o primeiro encontro regional do programa. Durante dois dias, os candidatos também puderam conhecer mais sobre a atuação e a estrutura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), que atua na defesa dos interesses e direitos dos produtores rurais, e do SENAR Bahia, que anualmente capacita mais de 50 mil pessoas gratuitamente, além de oferecer assistência técnica aos produtores baianos no interior do estado.

Criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo SENAR Brasil, o programa, que tem como meta despertar novas lideranças do setor agropecuário, teve inicio em 2014 e nesta edição, pela primeira vez, conta com etapas estaduais. A iniciativa integra, num primeiro momento, 20 jovens com características potenciais de liderança, entre 22 e 30 anos, com ensino superior e interesse pelo setor rural. Ao final de três encontros presenciais em cada região, os participantes deverão apresentar um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária no estado. Serão selecionados os três melhores trabalhos, que se classificarão para integrar a etapa nacional, que acontecerá a partir de julho, em Brasília.

Troca de experiências - No encontro realizado na Bahia, os jovens puderam também conversar com candidatos dos anos anteriores, como Cézar Busato, da cidade de Barreiras, no oeste baiano. Ele foi um dos vencedores da primeira edição do programa e, junto com os outros quatro jovens selecionados pelo CNA Jovem, fez uma viagem técnica para a China. Ele falou um pouco de sua experiência aos participantes de 2016 e fez uma palestra sobre a liderança no campo. David Schmidt que também participou da primeira edição do programa, hoje é um dos instrutores da etapa estadual. "É muito importante promover uma conscientização do que é ser líder para esses jovens possam começar a se olhar como líderes e assim passem a entender onde estão os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos por eles”, pontuou Schmidt.

A Superintendente do SENAR Bahia, Carine Magalhães, aproveitou o encontro para apresentar aos candidatos as principais ações da instituição, que conta com programas de longa duração, como o Pro-SENAR e o Viver Bem no Semiárido, que oferecem uma atenção completa no campo e que vem transformando a realidade baiana. "É fundamental eles entenderem o contexto para o qual estão se inserindo e tenham uma visão mais macro do setor. Por isso, precisam conhecer mais de perto as ações do SENAR e, claro, da CNA e Federações. Nosso Sistema vem investindo constantemente em inovação e renovação, então, a oportunidade está sendo dada. Onde esses jovens vão chegar, depende apenas deles. Mas adianto, que eu fiquei muito satisfeita com o que vi aqui hoje. Jovens engajados e com ideias que podem transformar ainda mais o campo".

O vice-presidente da FAEB, Humberto Miranda, traçou um panorama da produção agropecuária em todo o estado e também os principais desafios do setor. "Eu espero que essa seja a primeira edição de muitas, e que isso se torne uma tradição, porque a formação de novos líderes deve ser uma ação continuada. O futuro do campo está aqui e não podemos abrir mão disso", finalizou Miranda.

Também participaram do encontro o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Edson Diogo; o Assessor Jurídico da Faeb, Carlos Bahia; a Gerente Admintrativa Financeira do SENAR Bahia, Miriam Carvalho, e o Gerente Técnico do SENAR Bahia, Rui Dias.

Veja abaixo o depoimento de alguns jovens participantes:

Marcelo Teixeira – advogado e produtor rural

“Esse programa é de grande importância para que o jovem possa levar ideias que melhorem a sua região. O meu projeto visa atacar uma grande dificuldade de Senhor do Bonfim. Quando eu nasci, existiam abatedouros, laticínios, fábricas e produções leiteiras. Hoje, todas faliram ou foram embora. Por isso trago como desafio principal trazer um abatedouro para a região e que atenda a todo o território norte do Piemonte ao Itapicuru, que abrange nove cidades.”

Débora Cristine Strassburger – agrônoma

“Um dos grandes problemas da nossa região é a distância entre os órgãos ambientais, que nos levam a fazer grandes deslocamentospara resolver questões administrativas. Então o meu projeto visa a criação de uma plataforma eletrônica monitorada pelo nosso sindicato que unificaria todas as orientações da parte ambiental, das exigências e cadastros que precisam ser renovados anualmente facilitando a vida administrativa do gestor rural.”

Samir Abdala – engenheiro florestal

“Estou apresentando um projeto voltado para a necessidade da integração lavoura, pecuária e floresta, visando auxiliar na conservação e preservação do meio ambiente na produção. Esse encontro é fundamental porque nos dá a possibilidade de buscar incorporar os conhecimentos de cada um nesse projeto para que levemos benefícios para as nossas regiões. Espero, no final, levar tudo isso paraBrasília e buscar implementações para chegar ao grande desafio do nosso programa, que é colocar em prática todo esse plano de ação.”

Assessoria de Comunicação Sistema FAEB/SENAR
www.senarbahia.org.br

Matérias Relacionadas