Logo CNA

CNA Jovem 10 anos: Sucessão que revela desafios e muda rota profissional
Sinval destaque

Sinval Pereira de Andrade, de Teresina (PI), precisou desenvolver novas competências para atuar no meio rural

11 de abril 2024
Por Senar

Brasília (10/04/2024) – A história de Sinval Pereira de Andrade Neto com o agro vem da infância na fazenda da avó, no interior do Piauí. Já adolescente, acompanhou os desafios da família na criação de suínos. Mas foi com 28 anos que surgiu o convite que mudou sua trajetória: suceder o pai na administração da propriedade rural.

“As férias escolares de julho e de dezembro eram muito esperadas. Nessa época, eu e meus dois irmãos acompanhávamos a rotina da roça na fazenda da avó materna em Aroazes, no interior do estado”, conta.

Infancia Fazenda em Aruazes

Sinval (à direita) na fazenda da família em Aroazes a cerca de 230 km de Teresina

Produtor, empresário rural, formado em direito, estudante de ciências econômicas, palestrante de temas como manejo de suínos, nutrição animal, genética. Aquelas primeiras observações da infância já davam uma pista de como Sinval, hoje com 36 anos, iria buscar conhecimento em várias etapas da vida para aplicá-lo nas múltiplas tarefas que exerce no dia-a-dia.

A trajetória do produtor está inteiramente ligada a uma guinada profissional na vida do próprio pai, Raimundo Nonato Lira Rabêlo, que se aposentou como professor de matemática na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, então, decidiu se dedicar à produção de suínos, e com uma dedicação tão marcante que foi um dos responsáveis por fundar a Associação Piauiense de Suinocultores.

“No final da década de 80, meu pai saiu da sala de aula para se dedicar à atividade rural. Então, desde a adolescência, acompanhava a rotina, via a forma como ele lidava com os negócios, os desafios da produção de suínos e as alternativas para superar as dificuldades da atividade”, diz.

Acompanhou por cerca de 20 anos as adaptações que o pai promovia para melhorar os modelos de negócios até que, em 2016, veio um chamado que mudaria a sua vida a partir dali. “Eu estava com 28 anos e ele me convidou para tocar os negócios”.

Aceitou o desafio “com muita honra” e o processo de sucessão durou aproximadamente um ano. “Foi preciso um esforço enorme para entender o funcionamento da propriedade, da empresa rural, e também um esforço muito grande para dar certo”.

Com uma responsabilidade “desse tamanho” transferida a ele pelo pai, Sinval buscou mais conhecimento na área para impulsionar sua liderança empreendedora. Foi aí que teve a oportunidade de participar, em 2018, da 3ª edição do CNA Jovem como representante do estado do Piauí. Ele foi identificado como potencial liderança e por isso foi indicado pelo Sistema Faepi/Senar-PI.

Sinval CNA Jovem

Após as etapas estaduais, Sinval também participou dos encontros nacionais do programa em Brasília em 2019

O CNA Jovem, que neste ano completa 10 anos, é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar focada no desenvolvimento de lideranças totalmente voltadas para as especificidades do setor agropecuário e, em particular, para o objetivo de promover sucessão dos jovens a posições de liderança nas propriedades rurais, associações, cooperativas, dentro do próprio Sistema CNA e demais organizações que compõem o agro brasileiro. Para saber mais, acesse: https://cnajovem.org.br/

Desafios

“Eu estava com 30 anos, idade limite para ingressar no programa, mas sou muito grato pela oportunidade. Tive a chance de desenvolver novas habilidades e competências para a liderança empreendedora, aprendi a lidar com os meus desafios pessoais, fiz uma ótima rede de contatos”, diz.

No CNA Jovem, o desafio proposto por Sinval foi promover o incremento da carne suína no hábito alimentar da população teresinense.

E foi a intensa jornada do CNA Jovem - etapas estaduais, nacionais, atividades em campo, oficinas, mentoria, diversas capacitações - que também o preparou para expandir os negócios dentro daquilo que ele já vinha planejando.

Em 2022, Sinval criou uma nova empresa de carnes nobres de suínos, ovinos e caprinos com sede em Teresina, uma nova alternativa de solução para o seu mesmo desafio.

“Uma constatação importante do CNA Jovem é que os desafios persistem no tempo, o que muda, e muda muito, são as expetativas de resultados, as prioridades e, por conseguinte, as soluções inovadoras para cada um deles”, explica a coordenadora nacional do programa, Fernanda Jackeline Nonato.

“A empresa busca impulsionar o setor de carnes nobres e fortalecer a produção da agricultura de famílias locais, contribuindo para o desenvolvimento regional. Além da produção de suínos de uma propriedade da família, em Teresina, recebemos ovinos e caprinos de cooperativas e associações de produtores do sul do Piauí, nordeste da Bahia e oeste de Pernambuco”, destaca Sinval.

Carré francês suíno é um dos produtos comercializados em todo o estado

Inteligência artificial no campo

Os negócios do meio rural demandam cada vez mais conhecimento e tecnologia e, para ajudá-lo na empreitada dos novos negócios, convidou um de seus irmãos Ricardo de Andrade Lira Rabêlo, que atua na área de computação, para apoiar a iniciativa.

“Nesse momento, estamos experimentando a tecnologia de inteligência artificial para a avaliação de peso. Por meio de um sistema de câmeras, conseguimos identificar o peso dos animais. Isso otimizará tempo para que não seja necessário pesar os animais individualmente”, afirmou Sinval.

Atualmente, são 14 funcionários trabalhando na granja de suínos e na unidade de beneficiamento de carnes. Em menos de dois anos de funcionamento, os produtos são comercializados em grandes redes de supermercados de todo o estado do Piauí.

Sinval (ao centro de camisa xadrez); o seu irmão (à direita de camisa polo preta e óculos) e o pai (à direita na imagem com camiseta branca)

Para alcançar esses resultados, ele atribui boa parte do sucesso às habilidades desenvolvidas com sua participação do CNA Jovem e ao conhecimento que ainda hoje absorve de seu pai.

Desde que propôs em 2018, durante o CNA Jovem, o desafio de aumentar o consumo de carne suína, Sinval sempre soube quais eram os resultados esperados, suas metas e aonde queria chegar.

Fernanda explica que no programa os participantes também aprendem que os planos para superação dos desafios são construídos e executados baseados nos meios disponíveis.

“A partir disso eles crescem conforme a capacidade pessoal do líder de conseguir apoiadores, firmar compromissos e produzir mais resultados. Isso, Sinval aprendeu bem”.

Em 2023, sua dedicação e os resultados alcançados foram reconhecidos com o prêmio de empreendedor do ano pela Sociedade Nordestina de Produção Animal.

“Me lembro de uma frase célebre, muito conhecida, que meu pai leu em um artigo há muito tempo: ‘o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado’. No mundo dos negócios, precisamos medir tudo para alcançar os objetivos’.

A história de Sinval é a segunda reportagem de uma série de matérias que serão divulgadas até dezembro de 2024 para celebrar os 10 anos do programa CNA Jovem. A primeira história pode ser conferida aqui :

Para saber mais sobre o CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/

Fotos: arquivo pessoal

Matérias Relacionadas