Logo CNA

Participante do CNA Jovem assume um dos cargos mais importantes do SENAR
Mt cna jovem 0 39107600 1515061251

Otávio Celidonio é o novo superintendente da entidade em Mato Grosso

19 de janeiro 2016
Por Senar

Quando 2016 começou, Otávio Celidonio acreditava que o maior desafio desse ano seria cuidar do pequeno Victor, seu primeiro filho com seis meses de vida. Mas logo no início de janeiro, ele foi surpreendido com a maior tarefa de sua carreira profissional até então: assumir a superintendência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em substituição a Tiago Mattosinho, que ocupava o cargo desde novembro de 2010.

Participante da primeira turma do CNA Jovem – programa de formação de jovens lideranças para o setor agropecuário brasileiro -, Celidonio, de 33 anos, avalia que a experiência foi importante para entender mais sobre a estrutura do SENAR, das Federações e dos sindicatos rurais que fazem parte do Sistema CNA/SENAR. Ele também ressalta a visão estratégica do setor que adquiriu durante os encontros e as ferramentas de gestão e planejamento trabalhadas.

“Foi muito inspirador. Uma oportunidade de rever e discutir temas fundamentais para o setor. Aprendemos muito sobre visão estratégica e novas ferramentas. Muitas ideias boas, pensamentos e soluções surgiram a partir do CNA Jovem”, declara.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Celidonio foi superintendente do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) desde 2010 e há oito anos atua no Sistema Famato/SENAR-MT. Agora, na liderança da entidade, ele enxerga dois grandes desafios pela frente. O primeiro será inserir novas tecnologias nos processos de ensino e oferecer ferramentas para auxiliar os produtores nesse processo, como aplicativos e softwares, por exemplo. O outro é dar continuidade à expansão da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que teve início no Estado no ano passado.

“Já estamos atendendo 120 produtores no município de Pontes e Lacerda com ATeG. Também pretendemos oferecer mais cursos diferenciados, com um perfil mais de qualificação, em dois centros de treinamentos que estão em fase de conclusão, em Sorriso e Campo Novo do Parecis”, antecipa.

Otávio assumiu a superintendência da entidade no início de janeiro

Sobre a responsabilidade de assumir a superintendência do SENAR num dos Estados mais importantes para a agropecuária brasileira, o paulista de Araçatuba, que desde 1992 vive em Mato Grosso, se considera “pronto e motivado”. Ele elogia a organização e a grande evolução – principalmente em processos e produtos - que o SENAR-MT teve nesses últimos anos, mas acredita que é preciso investir ainda mais na qualificação das pessoas para continuar crescendo.

“Estou muito animado com esse grande desafio. Consegui juntar bagagem e conhecer as demandas do Estado desde que entrei no Sistema. Me sinto preparado e acredito que tenho condições de fazer um bom trabalho”.

Assista ao vídeo do Programa CNA Jovem:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas