Logo CNA

Palestra do Soja Brasil desperta interesse para novas oportunidades de negócio
Palestra sb 0 29047600 1515061253

Município de Querência (MT) recebeu atividades do projeto nesta terça-feira

13 de janeiro 2016
Por Senar

Etanol de milho foi o assunto que chamou a atenção dos agricultores, em Querência, na noite desta terça-feira (12/1), durante as palestras do Soja Brasil. De acordo com conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Glauber Silveira, o negócio é promissor. Ele mostrou aos produtores as vantagens de investir na produção do etano de milho. "Mato Grosso já produz cerca de hum milhão de litros de etanol por ano", ressalta o conselheiro.

Mato Grosso já tem três usinas flex, ou seja, que fazem etanol de milho e de cana-de-açúcar. "Pelo menos 20% da produção do Estado já é de milho", destaca Silveira acrescentando que a ideia é que todas as usinas sejam flex. Ele também falou sobre as propostas de incentivos para a produção do etanol de milho encaminhadas para a Assembleia Legislativa e, ainda abordou a parte técnica falando da diferença entre as indústrias que produzem etanol de cana e de milho.

Outro assunto da noite desta terça-feira foi a tecnologia de aplicação, conduzido pelo pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, Allisson Augusto Barbieri Mota. Nesta manhã de quarta-feira (13/1), os participantes terão a oportunidade de demonstrações práticas de manejo integrado de pragas e tecnologia de aplicação.

Para o presidente do Sindicato Rural de Querência, Gilmar Dell’Osbel, os assuntos abordados pelo projeto Soja Brasil são muito importantes para o produtor rural. Ele destaca que as oficinas que agregam a prática à teoria ajudam o agricultor a entender que, às vezes, um pequeno detalhe, pode diminuir os prejuízos e aumentar a rentabilidade.

Na opinião do produtor Arthur Soares de Almeida as informações sobre o etanol do milho foi o que mais aguçou sua curiosidade. "Sabemos que não é uma coisa que vai acontecer da noite para o dia, mas depois das informações que vi na palestra do Glauber Silveira tenho certeza que é o negócio do futuro para quem planta milho em nossa região".

Assim como Almeida que planta em média 50 mil hectares de milho safrinha, o produtor Osmar Frizzo, também ficou curioso. "Tenho certeza que é um ótimo negócio. Nós temos que estar sempre em busca de informação, conhecimento e tecnologia para ampliar e melhorar nossa produção e, principalmente a rentabilidade".

CARRETA - A Carrega Brasil, carreta que se transforma numa sala de aula, onde acontecem as oficinas do Soja Brasil, estacionou em Querência no início da noite desta terça-feira em baixo de muita chuva. Mas isso não impediu o produtor rural de participar das palestras.

Na quarta, antes mesmo das 8 horas da manhã, o autopropelido, máquina utilizada para as aulas práticas de tecnologia de aplicação já estava estacionado no pátio do Sindicato Rural de Querência. Para a manhã desta quarta, além das oficinas e demonstrações técnicas, há ainda as palestras das empresas que são parceiras do Soja Brasil.

SINDICATO – Querência tem uma área plantada de 370 mil hectares de soja, o que equivale a 4% da área plantada de Mato Grosso. "É a cadeia produtiva mais importante do município", ressalta o presidente do Sindicato Rural de Querência, Gilmar Dell’Osbell. Segundo ele, a bovinocultura, suinocultura e piscicultura são cadeia produtivas desenvolvidas pelos pequenos produtores.

Com a chegada da agricultura a partir de 2000, o município passou a ter uma dificuldade que é comum a maioria das regiões produtoras de soja que é a falta de mão de obra qualificada. De acordo com Dell’Osbell, o SENAR-MT é um parceiro importante para minimizar este problema. "Os treinamentos mais demandados continuam sendo os da área de máquinas e implementos agrícolas e também da segurança no trabalho".

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA ETAPA DA CARAVANA SOJA BRASIL

PRIMEIRA SEMANA
Quarta-feira (13) – Canarana
Quinta-feira (14) – Água Boa
Sexta-feira (15) – Nova Xavantina

SEGUNDA SEMANA
Segunda-feira (18) – Campo Verde
Terça-feira (19) – Primavera do Leste
Quarta-feira (20) – Rondonópolis
Quinta-feira (21) – Itiquira
Sexta-feira (22) – Alto Araguaia

Assessoria de Comunicação Sistema Famato/ SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas